Modelos de gestão de portos internacionais ajudam na modernização brasileira

Com o objetivo de dar subsídios ao Projeto de Modernização da Gestão Portuária em andamento na Codesp (Companhia Doca do Estado de São Paulo), CDP (Companhia Docas do Pará) e CDRJ (Companhia Docas do Rio de Janeiro), a SEP (Secretaria de Portos) foi buscar modelos de gestão dos portos internacionais.

Uma equipe realizou visitas aos portos de Barcelona, na Espanha, Porto de Leixões e Lisboa em Portugal, Cingapura, Busan, na Coreia do Sul, Hong Kong, na China e Los Ângeles e Long Beach, nos Estados Unidos. O objetivo das visitas foi aprofundar o conhecimento de modelos que pudessem ser desenvolvidos no Brasil. Entre os principais pontos observados estão os modelos de gestão, a definição dos papeis e responsabilidades do poder concedente e das autoridades portuárias locais, bem como do grau de participação e intervenção dos órgãos supervisores na gestão do porto. Além disso, observou-se como são realizadas as fiscalizações, ordenamento e Organização de Alocação de Cargas e Operação de Tráfego Marítimo.

Para o diretor do Departamento de Gestão e Logística Portuárias da SEP/PR, Jean Paulo Castro e Silva, é importante para consolidar o processo de melhoria da gestão no setor portuário nacional, colocando a administração das Companhias Docas em um novo patamar de competitividade e eficiência.

Ele destacou alguns pontos no modelo de governança e administração do Porto de Cingapura, cujo modelo de gestão tem regras típicas do setor privado, embora seja uma empresa de controle estatal. O destaque de Hong Kong foi a eficiência operacional, impulsionada pela forte competição entre os terminais que operam no porto. Nos portos de Los Ângeles e Long Beach, nos Estados Unidos, chamou a atenção a autossuficiência financeira, inclusive para investimentos nos acessos aquaviários e terrestres, a despeito do fato de as autoridades portuárias serem autarquias, que não seguem o modelo de gestão empresarial

A partir da identificação das melhores práticas nesses países, a próxima etapa é desenvolver o modelo futuro das autoridades portuárias brasileiras.

Fonte: Guia Marítimo

Notícias do setor e com tags , , , , , , , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.