Ministério da Economia divulga guia sobre avaliação de resultado regulatório

Fonte Ministério da Economia

Medida permite verificar efeitos de regulações governamentais.

O Ministério da Economia lançou nesta segunda-feira (21/2) o Guia Orientativo para Elaboração de Avaliação de Resultado Regulatório (Guia de ARR). A publicação é mais um esforço do governo federal no processo de melhoria da qualidade regulatória no país.

A Avaliação de Resultado Regulatório (ARR) é uma ferramenta reconhecida internacionalmente como boa prática regulatória e se refere, nos termos do Decreto nº 10.411/2020, à verificação dos efeitos decorrentes da edição de atos normativos, considerados o alcance dos objetivos originalmente pretendidos e os demais impactos observados sobre o mercado e a sociedade em decorrência de sua implementação.

Pelo decreto, os órgãos e entidades da Administração Pública federal deverão publicar sua primeira Agenda de ARR até 14 de outubro de 2022 e as ARRs que compõem a Agenda deverão ser finalizadas até 31 de dezembro deste ano. A partir de 2023, a prática de definição e implementação da Agenda de ARR passa a ser obrigatória a cada mandato presidencial.

O Guia de ARR tem caráter orientativo e não vinculante e seu principal intuito é ser um material de apoio às equipes dos órgãos e entidades reguladores, auxiliando na institucionalização e disseminação da ferramenta. Órgãos reguladores estaduais e municipais – embora não abrangidos pelo decreto – podem utilizar o material caso tenham interesse de implementar a prática para melhorar o processo regulatório.

O documento, resultado de trabalho coordenado pelo Ministério da Economia, foi elaborado em conjunto com as Agências Reguladoras federais, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Laboratório de Regulação Econômica da Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ-Reg). O texto final foi formatado após processo de consulta pública, realizada entre 28 de setembro e 9 de novembro do ano passado, por meio da plataforma Participa +Brasil. A publicação vem complementar os guias lançados em 2018 e 2021 sobre a realização da Análise de Impacto Regulatório (AIR), voltada à fase inicial do processo regulatório.

O Guia de ARR, por sua vez, traz orientações acerca do monitoramento e da avaliação dos resultados das regulações editadas, fechando, assim, o ciclo regulatório com base nas melhores práticas disponíveis.

Fonte: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2022/fevereiro/ministerio-da-economia-divulga-guia-sobre-avaliacao-de-resultado-regulatorio

Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.