MDIC realiza primeira oficina para alavancar as exportações locais

Fonte Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comercio e Serviços

As oficinas, que serão realizadas entre novembro de 2023 e julho de 2024, serão conduzidas em parceira com a ENAP, com a finalidade de construir planos de trabalho de implementação local da Política Nacional de Cultura Exportadora

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) dará início na quarta-feira (29/11) à primeira oficina para elaboração de planos visando a implementações regionais da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE).

O estado escolhido para essa primeira ação foi o Pará. A região Norte do país responde por menos de 8% das exportações, ainda muito concentradas no eixo Centro-Sul. Os planos de trabalho devem prever um conjunto de ações para alavancar as exportações estaduais e regionais, levando em conta os desafios e prioridades locais. Em 2025, o Pará vai sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas – COP 30 – e terá um papel importante na promoção da imagem do país como fornecedor de bens e serviços sustentáveis e como destino turístico.

Esta primeira oficina vai até sexta-feira (1/12). As demais ocorrerão até julho de 2024. As datas extras e os respectivos estados ainda não estão sendo definidos. Realizada em formato online e conduzidas em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), as oficinas contarão com a presença dos membros do Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora, algumas instituições convidadas, além de estados da federação selecionados, para fins de construção de metodologias e planos de trabalho protótipos e pilotos.

O público-alvo são representantes de entidades públicas e privadas do estado, com competências para atuar no campo da promoção comercial e difusão da cultura exportadora. Nos encontros serão mapeados lacunas e sombreamentos na atuação dessas entidades, identificadas suas dificuldades e necessidades, e discutidas referências internacionais.

PNCE
A PNCE foi instituída pelo Decreto nº 11.593 e busca aprimorar as políticas públicas do setor, desenvolvendo e fortalecendo ações inclusivas para maior inserção de empresas no comércio exterior brasileiro, além de proporcionar maior coordenação entre órgãos envolvidos em promoção do comércio exterior e apoiar o ingresso e a permanência de empresas no mercado externo.

O Decreto também criou o Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora, que teve nesta terça-feira sua primeira reunião com a participação dos parceiros. São integrantes do Comitê o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Ministério das Relações Exteriores (MRE); Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); o Sebrae; e a ApexBrasil. Também participam do Comitê da PNCE representantes dos estados da Federação, outros órgãos da administração pública e entidades representativas do setor privado.

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2023/novembro/mdic-realiza-primeira-oficina-para-alavancar-as-exportacoes-locais

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.