MDIC lança consulta pública sobre comércio exterior e desenvolvimento sustentável

Fonte Ministério do desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços

Contribuições, que podem ser feitas em até 60 dias, orientarão a atuação dos representantes do país em negociações comerciais internacionais e debates em organismos globais

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, uma consulta pública à sociedade civil sobre as negociações internacionais envolvendo comércio e desenvolvimento sustentável. A consulta tem como objetivo colher contribuições da sociedade brasileira — e em especial do setor privado — sobre a crescente interação entre o comércio e a sustentabilidade para orientar a atuação dos representantes do país em negociações comerciais internacionais e debates em organismos globais.

Por um lado, há oportunidades para o Brasil, a partir de suas credenciais ambientais, posicionar melhor seus produtos no exterior. Ao mesmo tempo, a preocupação crescente em relação às mudanças climáticas levou alguns países a adotarem medidas domésticas com impacto no comércio internacional.

A relação entre comércio e desenvolvimento sustentável é discutida em diversos fóruns, incluindo a Organização Mundial do Comércio (OMC), o G20, os BRICS e o Mercosul. Nesse contexto, o governo brasileiro busca subsídios da sociedade para aprofundar a compreensão da interação entre comércio e sustentabilidade. “A busca pelo desenvolvimento sustentável nas dimensões econômica, social e ambiental é uma prioridade para esta Administração assim como é a participação da sociedade na construção de políticas públicas”, afirma Márcio Elias Rosa, Secretário-Executivo do MDIC.

A consulta pública está organizada em seções temáticas, como preocupações e interesses relacionados a medidas ambientais, barreiras às exportações brasileiras, medidas sustentáveis para promover o comércio exterior brasileiro, medidas para promoção do comércio de produtos da economia circular, alternativas que promovam o comércio ambientalmente sustentável de plásticos, entre outros tópicos relevantes.

“A conexão entre comércio e sustentabilidade veio para ficar. Nenhum setor exportador é alheio ao tema — desde exportação de soja à de aviões, todos são afetados por medidas adotadas por motivos ambientais”, afirma Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior.

Em maio, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) constituiu um Grupo de Trabalho interministerial para ajudar na coordenação dos vários órgãos de governo que têm atribuição neste tema, entre eles o MDIC, que conta com a Secretaria de Comércio Exterior, a Secretaria de Economia Verde, a Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços,  além da própria Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior.

Os interessados em contribuir para a consulta pública devem acessar a plataforma Participa +  e responder às perguntas no prazo de até 60 (sessenta) dias. As respostas fornecidas servirão como subsídios para informar as negociações internacionais do Brasil e os debates em organismos globais.

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2023/junho/mdic-lanca-consulta-publica-sobre-comercio-exterior-e-desenvolvimento-sustentavel

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.