Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comercio e Serviços
Documento prevê a criação de uma força-tarefa encarregada de buscar financiamento de bancos de desenvolvimento
Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (6/12) em Dubai (Emirados Árabes), durante a COP 28, o secretário de Economia Verde, Rodrigo Rollemberg, representou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) na assinatura da “Declaração Conjunta para Apoio ao Financiamento da Transição Justa e Verde-energética”, documento firmado também por dois órgãos subsidiários da Assembleia Geral das Nações Unidas, o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o Fundo de Desenvolvimento de Capital das Nações Unidas (UNCDF), e pelo Instituto Blend de Pesquisa e Gestão em Finanças Sustentáveis.
A iniciativa tem o objetivo de colaborar com a promoção da transição energética verde e justa no Brasil e, também, criar uma força-tarefa encarregada de trabalhar junto a fundos soberanos, financiadores, universidades e sociedade civil para a implementação das medidas em áreas acordadas na parceria. O grupo será composto pelos signatários da declaração, por governos nacionais e regionais, e por bancos de desenvolvimento como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e Corporação Andina de Fomento (CAF).
“O Brasil pode ser um local para receber empresas do mundo todo que precisem acelerar seus processos de descarbonização, pois temos energia abundante, limpa e barata, e temos também um sistema de segurança jurídica e um sistema democrático sólido”, afirmou Rollemberg durante a cerimônia.
O secretário do MDIC chamou a atenção para a situação favorável do Brasil na transição energética. “Falta que os países desenvolvidos percebam esse potencial e essa contribuição que o país pode dar ao processo de descarbonização mundial”, explicou Rollemberg.