Doação de órgãos pós-pandemia: confira nota técnica

Fonte Anvisa

Documento atualiza os critérios para doação e transplante de órgãos e tecidos após a pandemia de Covid-19.

Está disponível para consulta a Nota Técnica (NT) 140/2023, emitida conjuntamente pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa, sobre o gerenciamento do risco sanitário de Covid-19 nos procedimentos de doação e transplante de órgãos e tecidos oculares. Os critérios técnicos foram atualizados de acordo com o cenário atual. 

Entenda 

O fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional da Covid-19, decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em maio, não significa que o vírus tenha deixado de ser uma ameaça à saúde, principalmente para aqueles com maior risco de desenvolver a forma grave da doença. O Sars-CoV-2 continua em circulação no país e no mundo. Daí, portanto, a importância das revisões periódicas, bem como o aprimoramento e o fortalecimento das ações no âmbito do Sistema Nacional de Transplantes e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).  

Sobre a NT 

As condutas recomendadas na Nota Técnica 140/2023 estão embasadas nas melhores evidências operacionais e científicas disponíveis e poderão ser alteradas a partir de novas constatações. Recomenda-se que estratégias adicionais sejam baseadas em informações epidemiológicas divulgadas pelas autoridades federais, estaduais, municipais ou do Distrito Federal. 

Nota Técnica 140/2023 atualiza os critérios para doação e transplante de órgãos e tecidos oculares. Em momento oportuno, as recomendações para a doação e o transplante dos demais tecidos e células presentes na Nota Técnica 24/2022 serão atualizadas. 

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/doacao-de-orgaos-pos-pandemia-confira-nota-tecnica

Artigos e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.