O Despachante Aduaneiro da J. Moraes Solução e Logística Internacional, Antonio Louzano, participou, no final de fevereiro, do curso Vistoria de Contêiner e Cargas, promovido pelo CIESP Santos. Através de cinco aulas teóricas e uma prática, em Santos, o curso abordou as questões técnicas relacionadas ao manuseio e avarias do equipamento.
“Foi muito importante participar deste curso, pois abriu um leque em meus conhecimentos”, avaliou Louzano. “Minha maior prática está relacionada à carga e conhecer o universo dos contêineres me torna um profissional mais qualificado”.
Das questões abordadas no curso destaca-se a padronização dos contêineres que começou a ser pensada pela International Organization for Standardization – ISO e pela American Standard Association – ASA. A grande maioria dos países adota como padrão as especificações e dimensões propostas pela ISO, procedimento que também veio a padronizar a construção de navios, caminhões, guindastes e equipamentos para a movimentação dos mesmos. Um contêiner tem vida útil de cerca de 15 anos, aproximadamente, e passa por inspeções periódicas, movimentando milhões de dólares anualmente.
Antonio Louzano começou sua vida profissional em 1986 como office boy em uma Comissária de Despachos Aduaneiros, denominada Cornalbas & Companhia Ltda. Lá, seu superior era João Moraes que, mais tarde, em 1990, o chamou para trabalhar no departamento de importação na Sorin Biomédica, empresa do grupo Fiat.
“Como assistente do João Moraes na Cornalbas, assistente de importação na Sorin, e como gerente de ALfândegas na J. Moraes, digo que o João Moraes foi o maior responsável por tudo o que aprendi e conheço neste ramo. Foi ele quem me ensinou a dar entrada numa guia de exportação/importação, a fazer conferência e até mesmo a forma correta para falar com um fiscal. Devo muito a ele, pois meus conhecimentos me permitem chegar até a um determinado limite, depois disso é ele quem me instrui”, enfatizou o despachante Louzano.
A J. Moraes tem como prática possibilitar que seus funcionários participem de cursos relacionados à atividade aduaneira. Dessa forma, aprimora os conhecimentos e faz com que os serviços oferecidos tenham a qualidade esperada por seus clientes.