Décima reunião da Comissão de Produção e Comércio Brasil-Argentina marca retorno de relação bilateral

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Encontro, que não era realizado desde 2019, teve como objetivo aprofundar a relação bilateral, a coordenação de políticas e o tratamento de pautas de interesse para a melhor inserção dos dois países no mercado internacional

Representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) se reuniram com membros do governo da Argentina nos dias 8 e 9 de março, na sede da Pasta, em Brasília, para a 10ª Reunião da Comissão de Produção e Comércio. O grupo que compõe a comissão bilateral, criado em 2016 e coordenado pelo MDIC, não se reunia desde 2019. O foro visa ao aprofundamento da relação bilateral, o enfrentamento de dificuldades conjunturais, a coordenação de políticas e o tratamento de pautas de interesse para a melhor inserção dos dois países no mercado internacional.

A Comissão também é um importante canal de comunicação com os setores privados dos dois países. No dia 9, pela manhã, também ocorreu um encontro do Conselho Empresarial Brasil-Argentina (Cembrar), iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e de sua contraparte na Argentina, a Unión Industrial Argentina (UIA).  Estabelecido em 2016, o Cembrar possibilita o debate de temas estratégicos para a melhoria do ambiente de negócios; a indicação, aos governos de ambos os países, da agenda prioritária para o comércio bilateral e a troca de informações sobre políticas industriais e comerciais, incluindo a identificação de oportunidades de comércio e investimentos dos setores privados junto aos respectivos governos.

Comissão intensificará esforços
A 10ª Reunião da Comissão reuniu os seguintes grupos: Comitê Automotivo, Acesso a Mercados, Cooperação Regulatória e Financiamento e Apoio às Exportações. Os grupos mantiveram diálogo considerado bastante produtivo durante os dois dias de reuniões em Brasília e definiram agenda e prioridades para a retomada dos trabalhos no âmbito da Comissão de Produção e Comércio.

Nas reuniões dos grupos técnicos, o governo brasileiro apresentou sua nova estrutura institucional de comércio exterior. A delegação brasileira fez considerações sobre o Sistema de Importações da República Argentina (Sira) e apresentou sugestões de pontos para reflexão pelo governo argentino. No Comitê Automotivo, o Brasil informou que prosseguirá intensificando esforços para a maior integração produtiva do setor automotivo entre os países e encaminhará propostas para a sequência dos trabalhos.

A Argentina é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas de China e Estados Unidos. A corrente de comércio bilateral foi de US$ 28,45 bilhões em 2022, o que significou um aumento de 19,4% em relação ao ano anterior.

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2023/marco-1/decima-reuniao-da-comissao-de-producao-e-comercio-brasil-argentina-marca-retorno-de-relacao-bilateral

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.