Os Correios e o Banco do Brasil estudam criar uma instituição financeira para prestar os serviços oferecidos atualmente pelo Banco Postal, disse o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini.
Segundo o ministro, o objetivo é aproveitar a capilaridade de atendimento das agências dos Correios e a expertise em serviços financeiros do Banco do Brasil. “Seria uma instituição para operacionalizar serviços específicos que o Banco Postal presta”, disse.
Atualmente, o Banco Postal atua oferecendo serviços bancários dentro das agências dos Correios. Entretanto, o sistema é gerido por meio de contrato com prazo determinado, fechado após licitação feita com os bancos interessados.
Anteriormente, o Bradesco operava os serviços do Banco Postal. Atualmente, o Banco do Brasil está responsável pela prestação de serviço.
A intenção agora, segundo Berzoini, é criar uma figura permanente – espécie de subsidiária – que assuma as operações do Banco Postal.
Os estudos estão sendo realizados e, segundo o ministro, os Correios e o Banco do Brasil avaliam a iniciativa como positiva. A decisão deve ser tomada até o final do ano.
Por Valor Econômico