Certificado de vacinação contra a febre amarela estará disponível no ConecteSUS

Fonte Anvisa

Comprovante de vacinas registradas a partir de 30/12 poderá ser obtido no aplicativo.

Quem tomar a vacina contra a febre amarela a partir desta sexta-feira (30/12) poderá emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) pelo ConecteSUS.  

O certificado traz o registro da vacina contra a febre amarela e os dados serão enviados pelos estabelecimentos de saúde com sistemas integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), de acordo com o modelo e as regras do Regulamento Sanitário Internacional (RSI-2005). 

Inicialmente, o CIVP estará disponível no ConecteSUS  apenas para os novos registros da vacina contra a febre amarela. Para acessar o documento, basta entrar no ConecteSUS, no ícone “Vacinas”. 

O diretor Daniel Pereira, da Quinta Diretoria, ressalta que a emissão do certificado de febre amarela através do ConectSus fecha um ciclo de trabalho da Agência, sempre pensando na segurança sanitária e acrescenta uma nova característica: facilita a vida do cidadão.

Como vai funcionar? 

O cidadão que for a um posto de saúde tomar a vacina contra a febre amarela terá as informações enviadas à RNDS, assim como já acontece para a vacina contra a Covid-19. O CIVP estará disponível no ConecteSUS assim que os dados forem enviados pelo posto.  

Nos casos em que o posto de saúde ainda não estiver integrado à RNDS ou nos casos de registros antigos da vacina (anteriores a 30/12/2022), o certificado deverá ser solicitado à Anvisa pelo SouGov (https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia). 

A emissão do CIVP pela Anvisa será mantida até a migração completa da base de dados.  

Já tenho o CIVP, preciso pedir a nova versão? 

Os certificados em papel ou em PDF já emitidos pela Anvisa continuam válidos e não precisam ser substituídos. Desde 2016, o registro da vacina contra a febre amarela no CIVP é feito para uma dose única e vale por toda a vida. 

CIVP 

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é um documento que comprova a vacinação contra a febre amarela. É exigido por alguns países para a entrada de viajantes em seu território (confira a lista) e emitido gratuitamente pela Anvisa, exclusivamente para pessoas que se vacinaram no Brasil. 

Somente pessoas que irão viajar para países que exigem a vacinação contra a febre amarela ou fazer escala/conexão em algum desses países necessitam do CIVP. Crianças a partir de 9 meses já precisam do certificado. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualiza regularmente em seu portal a relação dos países que exigem o documento. 

 ConecteSUS 

ConecteSUS Cidadão é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde e a porta de acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma digital. Ele permite que o cidadão acompanhe, na palma da mão, o seu histórico clínico.   

Estão disponíveis no aplicativo informações gerais do cidadão, como Carteira Nacional de Vacinação, Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19, Cartão Nacional de Saúde, resultados de exames laboratoriais de Covid-19, medicamentos dispensados pelo programa Farmácia Popular, além dos registros de doações de sangue e acompanhamento da posição na lista de transplantes.   

Confira a Nota Técnica n. 14/2022 do Ministério da Saúde sobre a Emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) da Febre Amarela, por meio das plataformas do ConecteSUS.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/certificado-de-vacinacao-contra-a-febre-amarela-estara-disponivel-no-conectesus

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.