Autorizado novo ensaio clínico da vacina influenza tetravalente

Fonte Anvisa

Aprovação refere-se ao ensaio clínico Fase III da vacina tetravalente contra Influenza desenvolvida pelo Instituto Butantan de São Paulo.

A Anvisa publicou, nesta quinta-feira (16/03), a autorização para o início do ensaio clínico Fase III da vacina influenza tetravalente (fragmentada e inativada) QIV-IB, desenvolvida pelo Instituto Butantan de São Paulo. O estudo tem o objetivo de avaliar a imunogenicidade e segurança da vacina em lactentes e crianças de 6 a 35 meses.

Em 28 de fevereiro a Anvisa já havia autorizado o reinício do ensaio clínico referente à versão inicial do Protocolo Clínico FLQ-01-IB da vacina QIV-IB. A diferença entre o ensaio clínico aprovado hoje (FLQ-02-IB) e o anterior (FLQ-01-IB) é em relação principalmente à idade dos participantes. Enquanto que no primeiro os participantes teriam que ter 3 anos ou mais de idade, no ensaio clínico aprovado hoje (FLQ-02-IB), serão incluídos participantes com idade entre 6 e 35 meses, além da dose da vacina que foi ajustada para a idade.

A vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) do Instituto Butantan (TIV-IB) já é utilizada nas campanhas nacionais de vacinação contra a Influenza do Programa Nacional de Imunizações (PNI)/Ministério da Saúde. A vacina trivalente é composta pelo vírus Influenza fragmentado e inativado [Cepa A (H1N1), Cepa A (H3N2) e Cepa B (linhagem Victoria e Yamagata)].

O processo de produção da vacina tetravalente é semelhante ao da trivalente, no entanto, enquanto uma das vacinas trivalentes contém o vírus B (linhagem Yamagata – TIV-Y-IB) e a outra o vírus influenza B (linhagem Victoria – TIV-V-IB), a vacina tetravalente possui as duas cepas da linhagem B na mesma formulação. Dessa forma, espera-se obter uma vacina influenza tetravalente análoga à trivalente, mas com uma proteção adicional contra uma segunda cepa B, determinada sazonalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A adição da segunda cepa B de influenza (quarta cepa na vacina) ocorreu na transição da vacina influenza sazonal bivalente para a trivalente, após a pandemia de influenza H1N1 em 2009.

Sobre a pesquisa

O ensaio clínico aprovado é de Fase III, ensaio clínico randomizado cego com controles ativos, para avaliação de imunogenicidade e segurança da vacina influenza tetravalente (fragmentada e inativada) do Instituto Butantan, em lactentes e crianças de 6 a 35 meses. A aprovação considera a segurança e todo o conhecimento que já se tem com base no amplo uso da vacina trivalente.

De acordo com o protocolo clínico, planeja-se incluir cerca de 1900 participantes, entre 6 a 35 meses, em 10 centros distribuídos entre os estados de São Paulo, Roraima, Sergipe e Pernambuco. O tempo da participação será de aproximadamente 6 meses após esquema completo de vacinação, enquanto o total do tempo do estudo estimado será de aproximadamente 12 meses.

O que são ensaios clínicos

Os ensaios clínicos são os estudos de um novo medicamento realizados em seres humanos. A fase clínica serve para demonstrar a segurança e eficácia e do medicamento experimental para a indicação proposta. Havendo a comprovação de que os benefícios superam os riscos, o medicamento experimental poderá ser registrado pela Anvisa, e disponibilizado no mercado brasileiro, desde que haja a solicitação por parte da empresa desenvolvedora/patrocinadora do desenvolvimento clínico.

Para a realização de qualquer pesquisa clínica envolvendo seres humanos, é obrigatória a aprovação dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) e/ou da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

A anuência de pesquisa clínica pela Anvisa se aplica somente às pesquisas clínicas que tenham a finalidade de registro e pós-registro de medicamentos, por solicitações de empresas patrocinadoras ou de seus representantes. O prazo para início da pesquisa clínica após a aprovação ética e regulatória é definido pelo patrocinador do estudo.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/autorizado-novo-ensaio-clinico-da-vacina-influenza-tetravalente

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.