Autorizada nova fase de ensaio clínico de vacina para Covid-19

Fonte Anvisa

Aprovação refere-se à segunda fase (Fase 2) do desenvolvimento clínico de candidata à vacina para Covid-19 desenvolvida no SENAI CIMATEC, Salvador – BA.

A Anvisa publicou, nesta sexta-feira (7/10), a autorização para a condução da segunda fase (Fase 2b), do desenvolvimento clínico da candidata à vacina para Covid-19, RNA MCTI CIMATEC HDT. A vacina RNA MCTI CIMATEC HDT) faz parte de um plano de desenvolvimento global que incluem as empresas HDT Bio Corp (Estados Unidos), Gennova Biopharmaceuticals Ltd (Índia) e o SENAI CIMATEC (Salvador – BA), apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Confira a Resolução RE 3.305, de 6 de outubro de 2022.

A primeira fase do estudo (Fase 1) foi autorizada pela Anvisa em outubro de 2021 (RE 3.264 de 25/08/2021) e foi iniciada em janeiro de 2022. O cronograma para a realização do desenvolvimento clínico, incluindo o momento de início de cada fase do estudo é de responsabilidade da empresa patrocinadora.

A RNA MCTI CIMATEC HDT é baseada na tecnologia de RNA replicon (repRNA) auto amplificante, capaz de codificar a proteína Spike (S) do coronavírus, desenvolvida pela empresa americana HDT Bio. Corp. A plataforma repRNA difere das plataformas de vacina de RNA mensageiro (mRNA) disponíveis pelo potencial de gerar respostas imunes mais robustas, induzindo imunidade protetora a longo prazo e em níveis de dosagem mais baixos, com potencial para aplicação em uma única dose.

O ensaio clínico aprovado é de fase Estudo de Fase IIb, randomizado, duplo cego, de não-inferioridade, multicêntrico para avaliar a segurança e imunogenicidade de vacina formulada em nanopartícula carreadora de RNA Replicon (repRNA) autorreplicante, em comparação à duas vacinas aprovadas no Brasil (Cominarty® – Pfizer e Covishield® – Oxford/Astrazeneca.

Planeja-se incluír no estudo 300 participantes de pesquisa do ensaio clínico de Fase 2, de ambos os sexos (homens, e mulheres não grávidas e não amamentando), com idades entre 18 e 65 anos e que preencham os critérios de elegibilidade do estudo. O recrutamento dos voluntários é de responsabilidade dos centros indicados pelo patrocinador do estudo.

Autorização

Para esta autorização, a Anvisa analisou os dados das etapas anteriores de desenvolvimento dos produtos, incluindo estudos não clínicos in vitro e em animais, bem como dados preliminares de estudos clínicos em andamento. Os resultados obtidos até o momento demonstraram um perfil de segurança aceitável da vacina candidata.

Priorização de análise

Para a aprovação do ensaio clínico, a Anvisa realizou reuniões com a equipe da UFMG, a fim de alinhar todos os requisitos técnicos necessários para os testes e avaliou todas as evidências apresentadas, em caráter prioritário.

O que são ensaios clínicos

Os ensaios clínicos são os estudos de um novo medicamento realizados em seres humanos. A fase clínica serve para validar a relação de eficácia e segurança do medicamento e para validar novas indicações terapêuticas.

Dentro desse ensaio, existem três fases (I, II, III), onde são colhidas informações sobre atividade, funcionamento e segurança para que o produto possa ser liberado ao mercado e ser usado em pacientes junto com o tratamento padrão da pesquisa.

Para realização de qualquer pesquisa clínica envolvendo seres humanos, é obrigatória a aprovação dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) e/ou da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

A anuência de pesquisa clínica pela Anvisa se aplica somente às pesquisas clínicas que têm a finalidade de registro e pós-registro de medicamentos, por solicitações de empresas patrocinadoras ou de seus representantes.

O prazo para início do estudo clínico após a aprovação ética e regulatória é definido pelo patrocinador do estudo.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/autorizada-nova-fase-de-ensaio-clinico-de-vacina-para-covid-19

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.