Aprovado novo Plano de Pesquisa da Anvisa para 2022-2030

Fonte Anvisa

Confira as linhas prioritárias de pesquisa de interesse para a vigilância sanitária.

Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou o novo Plano de Pesquisa para o período de 2022 a 2030. No novo plano foram definidas 20 linhas prioritárias, organizadas em três macroeixos. O documento subsidiará as parcerias a serem firmadas com a Anvisa, bem como a realização de estudos científicos.  

A atualização das linhas prioritárias de pesquisa foi realizada a partir de experiências e instrumentos publicados pela Agência, como o Plano Estratégico de Pesquisa em Vigilância Sanitária de 2007 (PEP-Visa 2007), a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Vigilância Sanitária – 2011, e o Plano de Pesquisa da Anvisa – 2015-2016. 

É importante ressaltar que o incentivo à pesquisa faz parte das atribuições legais da Agência. O objetivo da pesquisa científica é gerar conhecimento que possa subsidiar a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de saúde e a realização de ações no tocante à organização, gestão e atuação da Anvisa e do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), bem como suas relações com o SUS, o setor regulado, a sociedade em geral e a saúde pública global. 

Macroeixos 

As 20 linhas prioritárias de pesquisa foram organizadas em três macroeixos.  

Macroeixo I: Políticas, organização e gestão do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) 

Nesse eixo estão os estudos que englobam o marco teórico-conceitual da vigilância sanitária, sua função regulatória, o arcabouço jurídico-normativo, as políticas e diretrizes, os arranjos institucionais e o funcionamento do SNVS, observados os contextos nacional e internacional. 

Macroeixo II: Objetos de intervenção e tecnologias em vigilância sanitária 

Aqui estão os objetos e ferramentas que materializam a atuação e a intervenção no âmbito da vigilância sanitária, assim como seus processos e relações de trabalho. 

Macroeixo III – Vigilância sanitária e sociedade 

Esse eixo contempla a análise da relação da vigilância sanitária com a sociedade, as relações estabelecidas, as formas de articulação e interlocução, os canais, conflitos e pressupostos dessa relação, tais como os direitos sociais e individuais, a participação social, a transparência, a responsabilização e a ética, além dos aspectos culturais e antropológicos implicados nas ações de vigilância sanitária. 

Acesse aqui a íntegra do Plano de Pesquisa 2022-2030.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/aprovado-novo-plano-de-pesquisa-da-anvisa-para-2022-2030

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.