Anvisa suspende produto para modelar tranças suspeito de provocar intoxicação ocular

Fonte Anvisa

Produtos fabricados por empresa irregular são suspeitos de causar eventos adversos graves.

Foi publicada nesta sexta-feira (6/1) a Resolução – RE 57, da mesma data, que determina a suspensão da comercialização, fabricação, uso, propaganda e publicidade, assim como o recolhimento de todos os produtos (todos os lotes) fabricados pela empresa MICROFARMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA., CNPJ 68.722.743/0001-09, especialmente a pomada CASSU BRAIDS CASSULINHA CABELOS, fabricada pela empresa MICROFARMA e distribuída pelo INSTITUTO CASSULINHA CABELOS COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA., CNPJ 39.748.972/0001-02.  

A medida foi tomada em razão de a empresa fabricante não estar devidamente regularizada para a fabricação desses produtos e também devido aos casos de eventos adversos relacionados ao uso da pomada para modelar e trançar cabelos, encaminhados pelo órgão de vigilância sanitária do município do Rio de Janeiro. 

Os consumidores que usaram o produto relataram irritação ocular, pálpebras inchadas e dor nos olhos, além de dificuldade de enxergar, o que ocorreu ao lavarem o cabelo, após o uso do produto. Os casos seguem em investigação.  

É importante ressaltar que consta no rótulo do produto a orientação de evitar contato com os olhos e mucosas, bem como a orientação de retirar a pomada do cabelo antes de ir a lugares como piscinas, praias e cachoeiras, para que o produto não escorra sobre os olhos. Entretanto, a empresa fabricante está com CNPJ inapto junto à Receita Federal e com a licença sanitária cancelada desde 2018. 

Em 2022, a Anvisa já havia publicado o Alerta nº 07, relacionado a esse tipo de cosmético. É importante que os consumidores fiquem atentos às recomendações de uso e advertências contidas nos rótulos dos produtos.

O que fazer se tiver adquirido o produto 

Caso você tenha adquirido a pomada CASSU BRAIDS CASSULINHA CABELOS, não faça uso do produto e entre em contato com a empresa para verificar a forma de devoluçãouma vez que a fabricante deverá recolher todos os produtos disponibilizados no mercado.    

Os estabelecimentos que tenham o produto para uso em seus clientes também devem suspender sua utilização imediatamente. 

Quem fez uso recente da pomada deve observar o cuidado ao lavar os cabelos, para que o produto não entre em contato com os olhos. Em caso de qualquer efeito adverso, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você. 

A recomendação para quem tiver em sua residência ou estabelecimento outros produtos fabricados pela MICROFARMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA., CNPJ 68.722.743/0001-09é de que entre em contato com a empresa para verificar a forma de devolução, uma vez que a empresa deverá recolher todos os produtos disponibilizados no mercado.   

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/anvisa-suspende-produto-para-modelar-trancas-suspeito-de-provocar-intoxicacao-ocular 

Artigos, Legislação, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.