Anvisa publica regras para tintas e vernizes com ação saneante

Fonte Anvisa

Produtos com ação repelente ou antimicrobiana deverão ter registro na Agência.

Tintas e vernizes para uso imobiliário (em paredes) que tenham ação saneante deverão ter registro na Anvisa. A medida vale para produtos formulados com substâncias de ação antimicrobiana ou desinfestante (inseticida/repelente).

As novas regras foram publicadas na Resolução da Diretoria Colegiada – RDC 847, de 6 de março de 2024, que entra em vigor no próximo dia 1º de abril.

Além de definir os critérios para a comprovação da eficácia dos produtos e como solicitar o registro, a norma traz as regras para rotulagem, embalagens e venda desses produtos.

As tintas imobiliárias com a finalidade exclusiva de embelezamento e/ou proteção de paredes permanecem não sendo sujeitas à vigilância sanitária.

Nota técnica

A Agência publicou ainda a Nota Técnica 18/2024/SEI/Cosan/GHCOS/DIRE3/Anvisa, com orientações para as empresas que desejam fabricar ou importar esses produtos.

A nota abrange, por exemplo, a necessidade de se obter Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) para produtos saneantes; o código de assunto para o peticionamento do registro e a categoria; as alterações no produto pós-regularização; e o prazo de validade do registro.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/anvisa-publica-regras-para-tintas-e-vernizes-com-acao-saneante

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.