Anvisa participa da 28ª Reunião do Comitê Gestor do IMDRF

Fonte Anvisa

Fórum reúne autoridades reguladoras de dispositivos médicos.

Durante esta semana, a Anvisa participa da 28ª Reunião do Comitê Gestor do IMDRF (International Medical Device Regulators Forum – Fórum Internacional de Reguladores de Dispositivos Médicos), realizada na capital do Japão, Tóquio.

A reunião tem como objetivos, entre outros, deliberar sobre os documentos elaborados pelos grupos de trabalho estabelecidos pelo IMDRF e discutir as estratégias para o seguimento de suas atividades.

Durante os primeiros dias do encontro, apresentações e debates públicos foram transmitidos ao vivo, destacando a modernização da avaliação de conformidade, a adoção de processos inovadores na regulamentação de dispositivos médicos e melhorias no processo de monitoramento pós-mercado. O Fórum tem como principal meta a harmonização por meio da convergência das normas regulatórias globais, promovendo a utilização de padrões internacionais e capacitações para garantir a segurança e a eficácia dos dispositivos médicos.

O IMDRF se consolidou como um espaço essencial para o diálogo entre autoridades regulatórias e indústrias de dispositivos médicos, enfatizando a importância de mecanismos de confiança regulatória no aumento da eficiência dos processos e na redução da duplicação de esforços, visando acelerar o acesso da população a produtos seguros e inovadores.

A delegação da Anvisa apresentou os avanços regulatórios do Brasil, destacando a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 741/2022 e a Instrução Normativa (IN) 290/2024, que regulam os mecanismos de reliance (confiança regulatória) em dispositivos médicos, e a RDC 982/2025, que estabelece critérios de risco sanitário para o processo de certificação de boas práticas de fabricação.

Além disso, o Brasil compartilhou informações sobre o processo de classificação de riscos, dados sobre registro de dispositivos médicos no país, o aumento na utilização do MDSAP (Medical Device Single Audit Program – Programa de Auditoria Única de Dispositivos Médicos) na certificação de boas práticas de fabricação e atualizações sobre o UDI (Unique Device Identification – Identificação Única de Dispositivos).

As atividades da reunião se estendem até esta sexta-feira (19/9), com reuniões fechadas envolvendo os membros oficiais e observadores.

Está prevista a deliberação sobre o ingresso de países candidatos a membros afiliados e observadores do IMDRF, ampliando a representatividade e a importância do seu papel na regulação global de dispositivos médicos.

Atualmente, o Fórum possui 43 membros entre plenos, observadores, afiliados e iniciativas regionais de harmonização.

Sobre o IMDRF 

É o principal fórum mundial de reguladores de dispositivos médicos, que tem como objetivo acelerar a harmonização e a convergência da regulamentação internacional desses produtos.

Fundado pela Anvisa e por outras autoridades regulatórias em 2011, o grupo é formado por autoridades de 12 membros: Austrália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Japão, União Europeia, Reino Unido, Rússia, Singapura e Suíça. Como observadores, participam a Organização Mundial da Saúde (OMS), Argentina e Arábia Saudita. Como iniciativas regionais de harmonização participam a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Asia-Pacific Economic Cooperation – APEC) e o Fórum Africano de Dispositivos Médicos (African Medical Devices Forum – AMDF).

O IMDRF é um pilar essencial para a construção de um sistema regulatório mundial eficaz, que proteja a saúde pública e impulsione a inovação no setor de dispositivos médicos.

Para mais informações sobre o IMDRF e suas iniciativas, acesse  www.imdrf.org.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/anvisa-participa-da-28a-reuniao-do-comite-gestor-do-imdrf

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.