ANVISA lança projeto para acelerar importações pelo Porto de Santos

Os ministros da Saúde, Arthur Chioro, e da Secretaria dos Portos, Edinho Araújo, estiveram em Santos em 13 de março para anunciar medidas de aprimoramento e modernização do trabalho de vigilância sanitária no Porto.

Com as novas ações, que fazem parte de um projeto piloto, a intenção é acelerar os processos realizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA em Santos, diminuindo o tempo de análise dos processos de importação para sete dias. Isso será possível com ampliação no número de servidores e melhorias na infraestrutura. Atualmente, os processos demoram, em média, 24 dias, para serem analisados.

De acordo com o Ministério da Saúde, haverá acréscimo de dez servidores, o que dobrará a força de trabalho, e envio de computadores com acesso a uma nova rede de internet.

No Porto de Santos, a agência é responsável pela emissão do certificado de livre prática (autorização que permite que a embarcação atraque no porto), pelo controle sanitário de cargas e embarcações e pela garantia de proteção à saúde dos viajantes nos portos, aeroportos e fronteiras do País.

O projeto é piloto e, dependendo dos resultados em Santos, poderá se estender a outros postos de fiscalização da ANVISA.
Participou da solenidade em Santos, além dos ministros da Saúde e da Secretaria dos Portos, o diretor-presidente da ANVISA, Jaime Oliveira.

De A Tribuna On-line
* Com informações de José Claudio Pimentel

Notícias do setor e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.