Anvisa disponibiliza ferramenta para atualização de preços provisórios de medicamentos

Fonte Anvisa

Atualização do sistema permitirá o melhor gerenciamento de processos envolvendo medicamentos pendentes de informações para precificação definitiva.

A Secretaria-Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (SCMED) informa que está disponível a ferramenta de atualização de preços provisórios de medicamentos no Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos (Sammed), módulo web. 

Trata-se de uma ferramenta específica para o cumprimento de obrigações referentes a medicamentos precificados de forma provisória pela CMED. 

A evolução do sistema faz parte do Plano de Transformação Digital da Anvisa, o qual priorizou, entre os anos de 2023 e 2024, diversas ações corretivas e evolutivas no Sammed. Essas ações têm proporcionado melhorias no tempo de análise e na rastreabilidade dos processos de precificação de medicamentos. 

A iniciativa também está relacionada ao key result (KR) estabelecido para a SCMED no ano de 2024, no âmbito do Plano de Gestão Anual da Anvisa, de forma a contribuir para o desenvolvimento, no país, de novas tecnologias promissoras na área de saúde, sociedade e órgãos de controle: 

KR 2.2 – Aumentar de 0% para 100% o cumprimento das etapas necessárias para implantação de método padronizado de monitoramento de preços provisórios para garantia ao acesso às informações econômicas de forma segura e adequada para a para a sociedade e órgãos de controle. 

Entenda 

Alguns medicamentos recebem preços provisórios pela CMED quando não apresentam preços em pelo menos três dos países previstos na Resolução CMED 2, de 5 de março de 2004, ou quando estão pendentes de apresentação de informações técnicas em análises realizadas pela CMED. Nesses casos, as empresas têm obrigação de apresentar, semestralmente, atualizações em relação a esses medicamentos, até que seja estabelecido o preço definitivo. 

Com a nova ferramenta, o sistema permitirá o encaminhamento de documentação pelas empresas, a análise técnica interna, a elaboração de parecer e o seu encaminhamento para a caixa posta da empresa no Sammed-Web. Ou seja, o procedimento será totalmente eletrônico, utilizando os sistemas da Anvisa e ficando vinculado ao processo de precificação do medicamento. Isso permitirá o melhor acompanhamento dos medicamentos nessa situação. 

Como acessar 

Para utilizar a nova ferramenta, o representante cadastrado da empresa deve acessar o sistema Sammed-Web, escolher a empresa e clicar em “Solicitar atualização de preço provisório”. Em seguida, deve utilizar o número do processo de precificação do medicamento (número do processo CMED). 

Apenas apresentações que estiverem cadastradas como precificadas de forma provisória poderão ser selecionadas para peticionamento. Nesse sentido, a SCMED está realizando a atualização cadastral das apresentações, para que possam ser selecionadas para peticionamento. 

O Manual do Sammed foi atualizado para a descrição detalhada do peticionamento e está disponível no seguinte endereço eletrônico: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/cmed/informes/arquivos/manual-do-sistema-sammed-web-versao/view. 

Em caso de dificuldades ou se constatada a impossibilidade de seleção de apresentações, as empresas podem entrar em contato com a SCMED, por meio dos canais oficiais de atendimento da Anvisa. 

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/anvisa-disponibiliza-ferramenta-para-atualizacao-de-precos-provisorios-de-medicamentos

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.