Fonte Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
Em Sorocaba (SP), o ministro participou de lançamento do novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação da ApexBrasil, que vai qualificar mais 150 empresas da região para o mercado internacional.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, defendeu nesta segunda-feira (7) que as empresas, inclusive as pequenas e médias, precisam desenvolver uma cultura exportadora para o bem de sua sobrevivência. “Vamos apoiar as pequenas e médias empresas. É exportar ou morrer. Fundamental criar as condições para que a exportação possa crescer”.
As declarações foram feitas durante o lançamento do novo ciclo operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil, que oferece atendimento individualizado para empresas brasileiras se prepararem para o mercado internacional. A qualificação é realizada gratuitamente por uma equipe de especialistas em comércio exterior em formato on-line ou presencial, a partir dos núcleos do programa em cada cidade.
Na região de Sorocaba, o Núcleo PEIEX tem sido executado desde 2016 pela Athon, instituição de ensino superior local. Este será o terceiro convênio da ApexBrasil com a instituição para a execução do programa. No total, mais de 350 empresas da região já foram qualificadas pelo Núcleo. O objetivo do novo ciclo é qualificar mais 150 empreendimentos por meio do programa, alcançando, ao todo, 500 atendimentos.
Alckmin ressaltou que a região de Sorocaba, no interior de São Paulo, é uma das mais industrializadas do país. Enquanto a maioria das cidades brasileiras exportam commodities, a região exporta produtos de maior valor agregado, como automóveis, máquinas, escavadoras, autopeças e equipamentos agrícolas. “Então é fundamental a gente apoiar”, afirmou. E defendeu a ampliação do comércio intrarregional, a exemplo do que fazem outros blocos de nações pelo mundo. Enquanto o comércio entre Canadá, México e EUA representa 50% de toda atividade comercial dos países do bloco, e na União Europeia, 60%, na América Latina o comércio intrarregional representa apenas 26%. “Precisamos reconquistar a região”.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, classificou o novo ciclo do PEIEX como uma “janela extraordinária de oportunidades” para a ampliação das exportações brasileiras e lembrou do grande potencial que ainda precisa ser explorado. Segundo ele, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já abriu 26 novos mercados internacionais em seis meses de gestão, e os números devem crescer com novos acordos, como o que está em discussão entre Mercosul e União Europeia.
PEIEX – O PEIEX é oferecido pela ApexBrasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. Por meio da execução de 33 convênios em 2022, o PEIEX atendeu e qualificou 3.522 empresas, nas 5 regiões do país. Desse total de empresas: 67% (2.380) estão na categoria de micro e pequenas empresas (MPEs); 516 exportaram, com valor total de US$ 1,62 bilhões. Essas 516 empresas exportaram produtos de 18 segmentos em 2022, com destaque para: Alimentos e Bebidas (57%), Produtos Agropecuários (22%), Moda, Higiene Pessoal e Cosméticos (13%), Máquinas e Equipamentos, Aparelhos e Materiais Elétricos (2,9%) e Madeira, Móveis e Outras Manufaturas (1,5%).
Os impactos do PEIEX na cultura exportadora de Sorocaba são claros: em 2015, ano imediatamente anterior ao início do programa na região, Sorocaba exportou US$ 1,11 bilhões. Já em 2022 o valor das exportações chegou a US$ 2,19 bilhões, um aumento de 90%. Destaca-se ainda que as exportações sorocabanas possuem inovação e tecnologia embarcada. A indústria automobilística local lidera a pauta exportadora, fazendo com que vários fabricantes sistemistas também ampliem suas vendas internacionais.
De acordo com Jorge Viana, o PEIEX impulsiona o crescimento econômico das empresas, dos estados e do país. “O PEIEX atende milhares de empresários no Brasil inteiro, preparando as empresas, sobretudo de pequeno e médio porte, para ingressarem no mercado internacional. O objetivo da ApexBrasil com esse programa é mostrar aos empreendedores que a exportação é um caminho possível, é um fator de competitividade e que gera desenvolvimento e riqueza para a empresa e para o país”, enfatizou Viana.