Governo define nova estrutura e atribuições à Câmara de Comércio Exterior

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços

Camex tem como principal competência promover o aumento da produtividade da economia brasileira e da competitividade internacional do país

Foi publicado na edição da última sexta-feira (3/3) do Diário Oficial da União o Decreto nº 11.428, que estabelece nova estrutura e atribuições à Câmara de Comércio Exterior (Camex), revogando o Decreto nº 10.044/2019. De acordo com a norma agora vigente, a instância passa a compor a estrutura da Presidência da República com o objetivo de formular, adotar, implementar e coordenar políticas e atividades relativas ao comércio exterior de bens e serviços, aos investimentos estrangeiros diretos, aos investimentos brasileiros no exterior e ao financiamento às exportações. A principal competência da Camex, que faz parte da estrutura do Ministério do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços (MDIC), é promover o aumento da produtividade da economia brasileira e da competitividade internacional do país.

Caberá à Camex orientar políticas de financiamento e de garantia das exportações visando à governança adequada, à sustentabilidade e à competitividade dos financiamentos.

Integram a Câmara de Comércio Exterior as seguintes instâncias: o Conselho Estratégico; o Comitê-Executivo de Gestão; o Conselho Consultivo do Setor Privado; o Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações; o Comitê de Alterações Tarifárias; o Comitê de Defesa Comercial e Interesse Público; o Comitê Nacional de Facilitação de Comércio; o Comitê Nacional de Investimentos; o Ombudsman de Investimentos Diretos; e o Ponto de Contato Nacional para a Implementação das Diretrizes para as Empresas Multinacionais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Conselho Estratégico
É composto pelo vice-presidente da República, que o presidirá, e pelos ministros da Casa Civil; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; das Relações Exteriores; da Fazenda; da Agricultura e Pecuária; do Planejamento e Orçamento; da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; da Defesa; e de Minas e Energia.

É o órgão deliberativo ao qual compete estabelecer a estratégia de comércio exterior com a finalidade de inserir o país na economia internacional; orientar e monitorar negociações de acordos e convênios relativos ao comércio exterior, aos investimentos estrangeiros diretos e aos investimentos brasileiros no exterior, de natureza bilateral, regional ou multilateral; pronunciar-se sobre propostas relativas a contenciosos e à aplicação de contramedidas para proteger os interesses brasileiros; além de orientar políticas e programas públicos de financiamento das exportações de bens e serviços e para a cobertura dos riscos de operações a prazo, inclusive aquelas relativas ao Seguro de Crédito à Exportação; dentre outras atribuições.

Em caráter ordinário, suas reuniões ocorrerão trimestralmente e poderão contar com a presença de representantes de órgãos e entidades da Administração Pública federal, sem direito a voto, quando houver necessidade de tratar matérias relacionadas à competência legal do respectivo órgão ou entidade.

Comitê Executivo de Gestão
É formado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que o presidirá; pelos secretários-executivos dos ministérios que compõem o Conselho Estratégico; e pelo secretário-Executivo da Camex – que não terá direito a voto.

Tem como atribuições orientar a política aduaneira – observada as competências específicas do Ministério da Fazenda; formular orientações e editar regras para a política tarifária na importação e na exportação; definir as alíquotas do imposto sobre a exportação e do imposto de importação; alterar, na forma estabelecida nos atos decisórios do Mercado Comum do Sul (Mercosul), a Nomenclatura Comum do Mercosul; fixar direitos antidumping e compensatórios, provisórios ou definitivos, e salvaguardas; estabelecer medidas que simplifiquem e racionalizem  procedimentos do comércio exterior; orientar investigações de defesa comercial; e formular diretrizes que assegurem a funcionalidade do sistema tributário no âmbito das atividades de exportação e importação, de atração de investimentos estrangeiros e de promoção de investimentos brasileiros no exterior; dentre outras.

O Comitê-Executivo de Gestão poderá constituir grupos de trabalho para   formular e acompanhar propostas de políticas, programas e ações públicas em matéria comercial, de serviços e de investimentos entre o Brasil e seus parceiros.

 Em caráter ordinário, o fórum se reunirá mensalmente e poderá contar com a presença de representantes de órgãos e entidades da Administração Pública federal, sem direito a voto, com o objetivo de tratar matérias relacionadas à competência legal do respectivo órgão ou entidade. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil) também participará das reuniões do Comitê-Executivo de Gestão, embora sem direito a voto.

Conselho Consultivo do Setor Privado
Composto pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que o presidirá; pelo secretário-geral das Relações Exteriores; pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda; e por até 22 representantes da sociedade civil, tem a competência de colaborar com a Camex, por meio da discussão de estudos e da recomendação de propostas específicas que possam aperfeiçoar as políticas de comércio exterior, de investimentos e de financiamento e garantias às exportações.

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2023/marco-1/governo-define-nova-estrutura-e-atribuicoes-a-camara-de-comercio-exterior

Artigos, Legislação, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.