O diretor presidente da J. Moraes Solução em Logística Internacional, João Moraes, esteve em 23 de agosto, com o Presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – SINDASP, Valdir Santos, em São Paulo, para tratar de uma questão pontual que afeta a economia do país: os principais gargalos do comércio exterior brasileiro.
Aproveitando o bom momento por que passa a economia nacional, e, consequentemente, a retomada das importações e exportações, Valdir Santos e João Moraes levantaram importantes questões do dia-a-dia dos despachantes aduaneiros no País. Entre elas, a legislação aduaneira que, segundo Santos, precisa ser celeremente revista e modernizada para o bom andamento da logística no que tange à troca entre países.
“O SINDASP entende que o problema é nacional”, observou Santos. “Nossa proposta é que os quatro ministérios envolvidos nas negociações de comércio exterior (Defesa, Fazenda, Agricultura e Saúde) possam se integrar para que tenham decisões unânimes”.
Segundo Santos, o Brasil corre sério risco de não alcançar patamares expressivos de crescimento se continuar a fechar os olhos para os problemas que a categoria enfrenta diariamente.
“Nossas autoridades não se prepararam devidamente para o volume de importação e exportação que o País apresentou nos últimos meses”, considerou João Moraes. Ele se refere também à situação do Aeroporto de Guarulhos/Cumbica, que em meados deste ano enfrentou graves problemas de armazenamento de carga. “Se tivéssemos maior integração entre os órgãos intervenientes, certamente as pistas do principal aeroporto do País não estariam lotadas de carga, cuja grande maioria já está em perdimento. É um enorme prejuízo para a economia do nacional”.
“Precisamos de profissionais altamente especializados”, disse Santos. “E o setor de saúde, principalmente, requer profundos conhecimentos. Assim, é fundamental que tenhamos profissionais competentes, como o João Moraes, que está há bastante tempo neste segmento e conhece bem o setor, para que possamos apresentar agilidade e rapidez nos processos de importação e exportação brasileiros”, concluiu.
Confira as fotos da visita ao SINDASP e ao seu presidente Valdir Santos. Tal encontro ainda gerou uma entrevista veiculada no programa TV Cidade da TV Guarulhos em 01/09/2010, que pode ser vista nos links abaixo.
Sinceramente achei fantástica a entrevista que fizeram com o João Moraes, pois serviu para trazer à lume os problemas recorrentes na área de importação em geral, que necessitem da atuação da ANVISA, como bem colocou o entrevistado é necessário sim, uma fiscalização por parte da ANVISA, mas que seja dentro de uma linguagem uniforme, que todos os aeroportos, portos e demais zonas primárias com países limítrofes, falem a mesma língua em termos de interpretação de legislação, de forma clara, objetiva e concisa, fins de se evitar o absurdo que se ve em Viracopos, de uma carga de produtos médicos levar até 13 dias para ser liberada.
Penso que os órgãos anuentes, que atuam na importação e exportação, devem se preparar para a demanda principalmente na área de importação, com uma legislação moderna, eficiente, concisa, de forma que até o leigo ao ler entenda, pois esse é o princípio que deve ser usado, o da objetividade e não divagar sobre assunto tão complexo, que reflete diretamente na economia do nosso país.
O meu pensamento é que seja feito um mutirão pró-legislação da ANVISA, que sejam aproveitados os procedimentos que vem dando certo e acrescentados outros, fins de cumprir a fiscalização e ao mesmo tempo desonerar o importador e todos os demais seguimentos, quanto ao desembaraço de cargas de material médico e deixo aqui uma sugestão, que a ANVISA, contrate o João Moraes, como consultor para ajudar no aprimoramento de normas e legislações mais eficientes e que redundarão em maior produtividade para o nosso país.
Pedro Aurélio de Souza Júnior – Guarulhos – pajunior.cnsp@infraero.gov.br
Tel/Fax: (11) 24455603/5203