Os secretários de Comércio Exterior do Brasil, Daniel Godinho, e dos Estados Unidos, Kenneth Hyatt, assinaram, na última quinta-feira, um memorando bilateral de Facilitação de Comércio.
Pelo acordo, Brasil e Estados Unidos identificarão os setores econômicos promissores – que tenham condições de avançar comercialmente por meio de políticas de facilitação – e adotarão ações concretas em parceria com o setor privado para simplificar ou reduzir exigências e burocracias.
Outro avanço das rodadas teve foco em convergência regulatória. Pela primeira vez, os governos brasileiro e norte-americano, assim como órgãos regulatórios dos dois países, reuniram-se para definir agendas de trabalho nessa área.
O primeiro acordo já foi assinado na primeira rodada de reuniões: a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer) e a Tile Council of North America (TCNA), firmaram um protocolo estabelecendo processo e etapas para se alcançar a convergência regulatória do setor, com foco na harmonização de normas técnicas e padrões.
DCI
23/03/2015