Os ministros da Saúde, Arthur Chioro, e da Secretaria dos Portos, Edinho Araújo, estiveram em Santos em 13 de março para anunciar medidas de aprimoramento e modernização do trabalho de vigilância sanitária no Porto.
Com as novas ações, que fazem parte de um projeto piloto, a intenção é acelerar os processos realizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA em Santos, diminuindo o tempo de análise dos processos de importação para sete dias. Isso será possível com ampliação no número de servidores e melhorias na infraestrutura. Atualmente, os processos demoram, em média, 24 dias, para serem analisados.
De acordo com o Ministério da Saúde, haverá acréscimo de dez servidores, o que dobrará a força de trabalho, e envio de computadores com acesso a uma nova rede de internet.
No Porto de Santos, a agência é responsável pela emissão do certificado de livre prática (autorização que permite que a embarcação atraque no porto), pelo controle sanitário de cargas e embarcações e pela garantia de proteção à saúde dos viajantes nos portos, aeroportos e fronteiras do País.
O projeto é piloto e, dependendo dos resultados em Santos, poderá se estender a outros postos de fiscalização da ANVISA.
Participou da solenidade em Santos, além dos ministros da Saúde e da Secretaria dos Portos, o diretor-presidente da ANVISA, Jaime Oliveira.
De A Tribuna On-line
* Com informações de José Claudio Pimentel