Anvisa anuncia conjunto de ações estruturantes e imediatas para otimização das filas

Fonte Anvisa

Medidas buscam a recomposição e o fortalecimento da força de trabalho, investimentos em inovação e redução das filas de análise.

A Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa anunciou, nesta sexta-feira (7/11), uma série de ações estruturantes, em conjunto com medidas excepcionais e temporárias, para otimizar a fila de análise de pesquisas clínicas, medicamentos, dispositivos médicos e de inspeções. Com as medidas, espera-se aumentar a eficiência e reduzir os prazos de análise, facilitando consequentemente o acesso da população aos produtos. 

Diagnóstico 

Ao longo dos últimos anos, a Anvisa tem enfrentado um conjunto de desafios estruturais e conjunturais que levaram ao aumento das filas de análise de registro e pós-registro de medicamentos e dispositivos médicos, de autorizações de ensaios clínicos e de inspeções pela Agência.  

A intensificação do ritmo de inovação tecnológica em saúde provocou um aumento da complexidade tecnológica dos produtos em saúde, e o desenvolvimento do mercado farmacêutico tem levado a um aumento nos pedidos de registro. Em paralelo, a Anvisa tem enfrentado desafios estruturais. Nos últimos 10 anos (2014-2024), a Agência sofreu uma redução de 30% no seu quadro de servidores. Adicionalmente, o quadro de restrição orçamentária comprometeu a capacidade de investimento em modernização de sistemas. 

Síntese das ações anunciadas 

O conjunto de medidas anunciadas compõem uma agenda transversal, sustentada por um diagnóstico detalhado, com foco em: recompor e fortalecer a força de trabalho; modernizar a estrutura tecnológica da Agência; reduzir o passivo de filas; e harmonizar a proteção da saúde pública com o apoio regulatório à inovação. 

Para o fortalecimento da força de trabalho da Anvisa, está no horizonte a chegada de 102 aprovados em concurso público para o cargo de especialista em regulação e vigilância sanitária, com previsão de nomeação e início dos trabalhos no primeiro trimestre de 2026. Adicionalmente, foi anunciado um pacote de medidas para valorizar os servidores e ampliar a qualidade de vida no trabalho, e a criação de um Grupo de Trabalho para avaliar o Programa de Gestão Orientada para Resultados da Agência e propor melhorias, com a participação de representantes dos servidores da Anvisa. 

No âmbito da modernização tecnológica, foi assinado o projeto “AnvisAI”, em parceria com o Ministério da Saúde. O projeto prevê o investimento de R$ 25 milhões em tecnologias de Inteligência Artificial (IA), apoiando o trabalho dos servidores da Agência e promovendo maior eficiência, precisão e redução no tempo de análise. Adicionalmente, foram anunciadas ações para modernizar os sistemas de peticionamento e implementação de documentação técnica em formato eletrônico (eCTD). 

Destaca-se também a criação do Comitê de Acompanhamento Regulatório da Inovação em Saúde, instância estratégica para o acompanhamento e monitoramento de avaliações regulatórias de produtos inovadores de interesse estratégico para a saúde pública brasileira pela alta gestão da Anvisa. 

Para além das medidas estruturantes, foi anunciado um conjunto de ações excepcionais e temporárias específicas para as áreas de ensaios clínicos, medicamentos sintéticos e biológicos, e de inspeções. As mudanças terão vigência até dezembro de 2026. 

As medidas que serão implementadas permitem o agrupamento de análises de pedidos de registro de medicamentos sintéticos, dispositivos médicos e biológicos por meio de critérios objetivos, como no caso de um alto volume de pedidos com um mesmo insumo farmacêutico ativo. Também foi anunciada a possibilidade de análise otimizada de registro por agrupamento por empresas. Essa medida possibilita o reaproveitamento da análise de documentos comuns em processos de uma mesma empresa, e o uso de estratégias para reduzir as emissões de exigências, promovendo mais fluidez e agilidade aos processos de análise. 

Outra medida a ser tomada é o uso de reliance para otimizar o processo de análise de registros e pós-registros de medicamentos sintéticos e biológicos. O reliance é uma estratégia de confiança regulatória, por meio da qual são aproveitados dados e informações das análises já realizadas por autoridades reguladoras de referência de outros países para otimizar o processo de análise pelos servidores da Agência. 

Para a área de medicamentos sintéticos, será publicado um edital para substituição de posição na fila, mediante desistência dos pedidos que serão substituídos. Também foi anunciada a antecipação da classificação de risco de pendências para registro, permitindo que sejam priorizados processos de menor risco sanitário e que a empresa possa corrigir os rumos dos processos com maior probabilidade de gerar pendências. 

As medidas para a área de autorização de ensaios clínicos buscam melhorar a capacidade de resposta da Anvisa nos projetos de inovação no país. Por meio da criação de uma fila específica para análise de ensaios clínicos por reliance, será possível reduzir o passivo de autorizações e ampliar a capacidade de análise de projetos de inovação de interesse para o país.

Já em relação à área de dispositivos médicos, serão utilizadas estratégias de realocação temporária da força de trabalho existente no setor, em formato de força-tarefa, para reduzir o passivo de pedidos em categorias específicas de dispositivos médicos. Também serão adotadas medidas para a automatização da aprovação de dispositivos médicos de menor risco, sujeitos à autorização por notificação. 

No âmbito das inspeções de fábricas de medicamentos, a Agência irá aprimorar sua matriz de gestão de risco, focando maiores esforços em casos de maior risco sanitário e simplificando processos que envolvem menor risco. 

Com as medidas propostas, estima-se reduzir o passivo de pedidos de registro e pós-registro de medicamentos sintéticos, biológicos e dispositivos médicos e normalizar o andamento das filas de medicamentos, vacinas, dispositivos médicos e inspeções em um ano. 

Finalmente, de forma a garantir o monitoramento das ações e a avaliação contínua dos resultados do conjunto de medidas excepcionais e temporárias anunciadas, será criado um comitê de monitoramento do plano de ação para redução de filas na Anvisa, com transparência e participação social. 

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/anvisa-anuncia-conjunto-de-acoes-estruturantes-e-imediatas-para-otimizacao-das-filas

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.