Anvisa discute desafios do setor farmacêutico e saúde no Rio Health

Fonte Anvisa

Encontro reuniu especialistas, acadêmicos e gestores para discutir inovação e desafios no setor da saúde.

A Anvisa esteve presente no fórum Rio Health, realizado na ultima semana (6 e 7/11), no Rio de Janeiro (RJ). O evento reuniu especialistas, acadêmicos e gestores para discutir inovação e desafios para o setor da saúde e o setor produtivo no paísOs temas debatidos por diretores e servidores da Anvisa presentes foram desde a implantação do sandbox regulatório até estratégias para o desenvolvimento de tecnologias avançadas de tratamento de câncer, como as terapias com células CAR-T.

Pela diretoria da Anvisa, participaram do fórum os diretores Daniel Pereira e Meiruze Freitas. Também estiveram no encontro servidores das áreas de pesquisa clínica e serviços de saúde.

Conheça um pouco mais sobre os temas debatidos pela Agência durante o Rio Health Forum.

Fortalecimento da Anvisa

Na abertura do evento, o diretor Daniel Pereira destacou que a instituição conseguiu se consolidar como uma agência reguladora confiável. Sua atuação hoje é reconhecida como uma comprovação de rigor e qualidade sobre o processo de análise de produtos e medicamentos, tanto para a sociedade como para os setores regulados. Segundo ele, o desafio atual é recompor a capacidade da Agência diante da perda de servidores no último ano.

Regulação ágil  

As estratégias regulatórias para lidar com os novos cenários e tecnologias foram temas centrais do fórum. A possibilidade de uma regulação experimental, que permita testar iniciativas ou flexibilizações, é um caminho para que os órgãos reguladores acompanhem as novidades e os desafios da vida real. Um exemplo disso é o sandbox regulatório, que é a criação de um espaço que possibilita experimentar soluções de regulação em situações reais e delimitadas.

De acordo com o diretor Daniel Pereira, houve uma mudança cultural no ambiente da regulação nos últimos anos, abrindo espaço para iniciativas como o aconselhamento regulatório, ou seja, a possibilidade de a Anvisa identificar, de forma ativa, ações de interesse da saúde pública e assim auxiliar os desenvolvedores dessas ações.

Células CAR-T

A Agência participou também do debate sobre as iniciativas nacionais para o desenvolvimento de terapias de células CAR-T. Esse tipo de terapia é a que tem se mostrado mais promissora no campo das terapias gênicas, com resultados já demonstrados no tratamento, por exemplo, do mieloma múltiplo.

A diretora Meiruze Freitas ressaltou que a Anvisa tem buscado formas de apoiar o desenvolvimento da tecnologia nacional para que esses tratamentos estejam disponíveis para a população. Segundo ela, a Agência conseguiu avançar alguns passos para apoiar os cientistas nacionais e buscar terapias mais baratas. Neste ano, a instituição selecionou dois projetos em que técnicos da Anvisa dão apoio regulatório para as equipes do Hemocentro de Ribeirão Preto e do Instituto Butantan, com foco no acesso futuro da população a novas tecnologias.

Também houve participação da Agência nas mesas “Iniciativas Nacionais de Terapias CAR-T em Desenvolvimento no Brasil: Desafios na Translação da Pesquisa à Produção” e “Acelerando a Inovação em Saúde no Brasil: Maturidade Tecnológica e Regulatória para Impulsionar Pesquisas Clínicas e Novos Fármacos”.

FSWK24

Servidores da Anvisa também ministraram palestras e oficinas no estande montado no Festival de Inovação, Empreendedorismo e Tendências da Saúde (#FSWK24), realizado simultaneamente ao Rio Health. Foram discutidos temas como segurança do paciente e boas práticas em serviços de saúde, com a apresentação de materiais técnicos, educativos e sessões de bate-papo para esclarecer as dúvidas dos interessados.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/anvisa-discute-desafios-do-setor-farmaceutico-e-saude-na-rio-health

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.