Fonte Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio
Em parceria com outros órgãos, ministério promoveu workshop com o objetivo de melhorar a posição do Brasil no ranking de fornecedores do organismo internacional
O Brasil tem potencial para aumentar as vendas de produtos e serviços de saúde para a Organização das Nações Unidas (ONU). De olho nesse mercado, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) promoveu nesta quarta-feira (29/11) um workshop para preparar a capacitação de empresas e associações interessadas em participar de licitações do organismo internacional.
O objetivo do MDIC é melhorar a posição do Brasil no ranking de fornecedores da ONU. Com um faturamento de US$ 180,46 milhões, o país ocupou em 2022 a 40ª posição entre os vendedores, duas colocações abaixo do ano anterior. Esse valor correspondeu a 0,61% das compras da organização. No total, 4.353 empresas brasileiras estão cadastradas no Sistema de Aquisições das Nações Unidas.
Para a realização do workshop, o MDIC contou com os seguintes parceiros: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Ministério da Saúde, ApexBrasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquif), e Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo). A Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac) e a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) ajudaram na divulgação do evento.
O workshop tem como público-alvo os setores farmacêutico, farmoquímico e de dispositivos médicos. O evento teve participação virtual e presencial, na sede da OPAS em Brasília, de 148 pessoas.
“As discussões do workshop foram um primeiro passo para conhecermos mais sobre o contexto das indústrias da saúde no que se refere às exportações para ações humanitárias da ONU”, explicou Cleila Pimenta Bosio, diretora do Departamento de Bioindústria e Insumos Estratégicos da Saúde da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC. A partir das contribuições surgidas durante o evento, o ministério vai preparar as ações de capacitações previstas para serem implementadas em 2024.