Cerca de 85% do tempo total de exportação é gasto na etapa referente à cadeia logística, revela Estudo de Tempos de Liberação de Cargas

Fonte Receita Federal do Brasil

Evento de lançamento do estudo ocorrerá no dia 20 de outubro de 2023 e será transmitido pelo canal “TV Receita” no Youtube, a partir das 10h.

O primeiro Estudo de Tempos de Liberação de Cargas focado nas exportações brasileiras foi realizado com base na metodologia internacional Time Release Study – TRS, da OMA, recomendada pelo no Acordo sobre Facilitação de Comércio (AFC), do qual o Brasil é signatário.

Entre os principais resultados encontrados, destaca-se aquele relativo ao tempo que uma carga permanece em cada etapa do processo de exportação, levando em consideração os intervenientes dessa cadeia.  Cerca de 85% de todo o tempo para se exportar é consumido na etapa entre o desembaraço e o embarque, o que significa que a  logística é o ponto crucial do processo quando se pensa em redução de tempos significativa.

A  apresentação da carga para despacho,  por sua vez, sob a responsabilidade do exportador, consume cerca de 12% do tempo total de exportação, enquanto a participação dos órgãos públicos nos tempos de exportação é a menor, com cerca de 3% do total.

Assim como o TRS importação, realizado em 2020, o TRS Exportação é um marco para a Administração Pública Brasileira, pois promove e sustenta diálogos voltados para o aprimoramento dos procedimentos aduaneiros de exportação de maneira sólida e objetiva.

O lançamento será transmitido pelo canal da TV Receita no Youtube, a partir das 10h.

Em breve, o link para acesso ao evento será disponibilizado aqui no site e nas redes sociais da RFB.

video

Fonte: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/cerca-de-85-do-tempo-total-de-exportacao-e-gasto-na-etapa-referente-a-cadeia-logistica-revela-estudo-de-tempos-de-liberacao-de-cargas

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.