Após apoio do SINDASP, MAPA autoriza uso do E-AWB como Substituto ao AWB Original 2

Fonte Sindasp

A Colaboração entre VIGIAGRO/MAPA e os Despachantes Aduaneiros, através do SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, resultou em um importante avanço nas operações que possuem interface com o Órgão Federal.

No contexto da recente implementação da ferramenta CCT Aéreo, que reflete uma evolução significativa na indústria, diversos operadores envolvidos – incluindo anuentes, companhias aéreas e depositários – enfrentam o desafio de adaptar-se a novos procedimentos.

O SINDASP tem desempenhado um papel crítico neste cenário, sistematizando informações e fornecendo apoio essencial a todos os operadores, com o objetivo de maximizar o potencial deste novo sistema o quanto antes.

Como resultado dessa colaboração entre o setor público e privado, e decorrente de um diálogo construtivo entre o MAPA e o Sindasp, a Entidade acusou o recebimento do OFÍCIO-CIRCULAR No 12/2023/CGVIGIAGRO/DTEC/SDA/MAPA. Este documento destaca a seguinte inovação:

“I – Cargas em voos regulares que passaram a utilizar o Sistema CCT-aéreo:

a) Extrato do Conhecimento Eletrônico: arquivo obtido diretamente do CCT-aéreo (modelo anexo), datado e assinado por um dos entes: Agente de Carga; preposto/dirigente/despachante aduaneiro; Companhia Aérea (nos casos de MAWB), preferencialmente; ou

b) e-AWB: obtido do sistema eletrônico da IATA, datado e assinado digitalmente pelo Agente de Carga ou Companhia Aérea (nos casos de MAWB); ou

c) via fisica do AWB (Original 2): arquivo digitalizado, previamente datado e assinado pelo agente de carga.”

Esta é uma notícia que o SINDASP recebe com entusiasmo. A entidade ressalta também que está em processo de negociação similar com a ANVISA para que, mais uma vez, a categoria dos Despachantes Aduaneiros contribua com as informações necessárias para o desembaraço célere das mercadorias, desempenhando seu um papel de protagonismo ao lado de outros parceiros por parte da iniciativa privada com contribuições para as melhorias no comércio exterior brasileiro”.

Conheça o Ofício do Mapa com as novas instruções:

Fonte: https://www.sindaspcg.org.br/index.php/2023/08/23/uh-no-230-23-apos-apoio-do-sindasp-mapa-autoriza-uso-do-e-awb-como-substituto-ao-awb-original-2/

 

 

Artigos, Legislação, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.