Comemoramos em 19 de abril o Dia do Exército Brasileiro, considerado uma entidade representativa de proteção ao território à nação brasileira.
Foi nesta data em 1648, em Pernambuco, que ocorreu a Batalha dos Guararapes, um episódio onde um grupo de brasileiros com o mesmo sentido patriótico se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.
O Exército Brasileiro, criado oficialmente em 1822, é um órgão subordinado ao Ministério da Defesa e, atualmente, o Dia do Exército Brasileiro nos conscientiza a enaltecer o espírito patriótico brasileiro e a importância dessa Força Armada.
O Exército Brasileiro é um dos três braços das Forças Armadas Brasileiras, assim como a Marinha e a Aeronáutica, e dentro dele existem cinco principais divisões: a infantaria, a cavalaria, a artilharia, a engenharia e as comunicações.
O diretor-presidente da J. Moraes, João Moraes, serviu às Forças Armadas Brasileiras, em 1984, no extinto 2º Batalhão de Guardas do II Exército, no Parque Dom Pedro II em São Paulo. E isso é motivo de muito orgulho!
“Servir o exército brasileiro foi uma das experiências mais marcantes da minha vida! Lá aprendi o sentido do patriotismo e que servir e defender a Pátria é a maior responsabilidade e honra do soldado. Nosso lema era: a guarda morre, mas não se rende”, orgulha-se.
Canção do Exército Brasileiro
Nós somos da Pátria a guarda, / Fiéis soldados, / Por ela amados. / Nas cores de nossa farda rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / Em nosso valor se encerra / Toda a esperança / Que um povo alcança. / Quando altiva for a / Terra Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / A paz queremos com fervor, / A guerra só nos causa dor. / Porém, se a Pátria amada / For um dia ultrajada / Lutaremos sem temor. / Como é sublime / Saber amar, / Com a alma adorar / A terra onde se nasce! / Amor febril / Pelo Brasil / No coração / Nosso que passe. / E quando a nação querida, / Frente ao inimigo, / Correr perigo, / Se dermos por ela a vida / Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / Assim ao Brasil faremos / Oferta igual / De amor filial. / E a ti, Pátria, salvaremos! / Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / A paz queremos com fervor, / A guerra só nos causa dor. / Porém, se a Pátria amada / For um dia ultrajada / Lutaremos sem temor.