19 de abril – Dia do Exército Brasileiro

Comemoramos em 19 de abril o Dia do Exército Brasileiro, considerado uma entidade representativa de proteção ao território à nação brasileira.

Foi nesta data em 1648, em Pernambuco, que ocorreu a Batalha dos Guararapes, um episódio onde um grupo de brasileiros com o mesmo sentido patriótico se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.

O Exército Brasileiro, criado oficialmente em 1822, é um órgão subordinado ao Ministério da Defesa e, atualmente, o Dia do Exército Brasileiro nos conscientiza a enaltecer o espírito patriótico brasileiro e a importância dessa Força Armada.

O Exército Brasileiro é um dos três braços das Forças Armadas Brasileiras, assim como a Marinha e a Aeronáutica, e dentro dele existem cinco principais divisões: a infantaria, a cavalaria, a artilharia, a engenharia e as comunicações.

João Moraes como soldado em 1984

O diretor-presidente da J. Moraes, João Moraes, serviu às Forças Armadas Brasileiras, em 1984, no extinto 2º Batalhão de Guardas do II Exército, no Parque Dom Pedro II em São Paulo. E isso é motivo de muito orgulho!

“Servir o exército brasileiro foi uma das experiências mais marcantes da minha vida! Lá aprendi o sentido do patriotismo e que servir e defender a Pátria é a maior responsabilidade e honra do soldado. Nosso lema era: a guarda morre, mas não se rende”, orgulha-se.

Canção do Exército Brasileiro

Nós somos da Pátria a guarda, / Fiéis soldados, / Por ela amados. / Nas cores de nossa farda rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / Em nosso valor se encerra / Toda a esperança / Que um povo alcança. / Quando altiva for a / Terra Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / A paz queremos com fervor, / A guerra só nos causa dor. / Porém, se a Pátria amada / For um dia ultrajada / Lutaremos sem temor. / Como é sublime / Saber amar, / Com a alma adorar / A terra onde se nasce! / Amor febril / Pelo Brasil / No coração / Nosso que passe. / E quando a nação querida, / Frente ao inimigo, / Correr perigo, / Se dermos por ela a vida / Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / Assim ao Brasil faremos / Oferta igual / De amor filial. / E a ti, Pátria, salvaremos! / Rebrilha a glória, / Fulge a vitória. / A paz queremos com fervor, / A guerra só nos causa dor. / Porém, se a Pátria amada / For um dia ultrajada / Lutaremos sem temor.

Artigos.

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.