A J. Moraes Solução em Logística Internacional acaba de completar 18 anos de história no setor de comércio exterior, precisamente no despacho aduaneiro. A empresa, que abriu sua primeira sede em 1992, dentro das instalações de seu primeiro cliente, passou pelo porão da casa do diretor presidente, João Moraes, por um escritório no centro de São Paulo, e hoje possui quatro pontos estrategicamente localizados no bairro do Bom Clima, em Guarulhos; no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica; no entorno do Porto de Santos, e no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.
“Nosso primeiro grande desafio foi alugar uma sala no Aeroporto em Cumbica”, relembra João Moraes. “Não havia receita para essa finalidade, mas apostei no crescimento da empresa e acertei, pois conseguimos vencer esta etapa”.
Com apenas um cliente no início de suas atividades, a J. Moraes alcançou novos patamares e, atualmente, se dedica a cuidar dos interesses de cerca de 40 clientes. Desembaraça pelos modais aéreo e marítimo equipamentos e reagentes laboratoriais, suplementos alimentícios, acessórios para a prática de motocross, matéria-prima para a confecção de fraldas descartáveis e acessórios de telecomunicações. Hoje, 90% do faturamento da empresa estão relacionados ao setor de saúde, especialidade da J. Moraes.
“O diferencial da J. Moraes é o João Moraes”, explica o empresário que em 2003 contratou uma agência de publicidade para cuidar da divulgação apropriada da empresa. “Eu era muito conhecido, mas ninguém conhecia a J. Moraes. Desenvolvemos campanhas, todas com a minha foto, e assim difundi ainda mais minha imagem e da minha empresa”.
Segundo o diretor, a J. Moraes se desenvolveu muito rapidamente nesses 18 anos de história e nunca perdeu um único cliente. Além disso, seus clientes enxergam na equipe de funcionários a mesma dedicação e responsabilidade que sempre o nortearam. “Sempre tive os pés no chão e avalio meu crescimento como modesto. Entendo que isso se deve ao fato de que ofereço ao meu cliente muito mais do que ele está pensando, e isso é um diferencial”.
Nesse meio tempo, o empresário montou a Gebin Transportadora, com o objetivo de atender a cadeia logística por completo. “Eu pensava em ter um serviço que eu não encontrava naquela época. Fiz um investimento vultoso para atender meus clientes com qualidade e celeridade, mas entendi que meu verdadeiro negócio é o desembaraço e não o transporte”, avaliou.
Notadamente, o grande diferencial da J. Moraes é estar próximo de seu cliente para atendê-lo com agilidade e eficiência. Assim, a abertura das sedes em Santos e Campinas se justificam.
“Entendo a forma de trabalhar da J. Moraes muito diferenciada da grande maioria dos despachantes aduaneiros existentes. Tenho filiais em pontos estratégicos para atender bem meu cliente. Não terceirizo serviços e muito em breve anunciarei a abertura de duas novas filiais”, completou.
Para coroar a maturidade, a J. Moraes recebeu, no mês de seu aniversário, julho, a certificação da Fundação Vanzolini ISO 9001:2008, o que pressupõe que a empresa implementou e mantém um sistema de gestão de qualidade para a comercialização e prestação de serviços destinados às atividades de despacho aduaneiro.
“Foi um presente digno do meu empenho pessoal de anos, e também de toda minha equipe que, certamente entendeu que a J. Moraes tem nas palavras gestão de qualidade, seu principal negócio”.
Confira abaixo a matéria sobre os 18 anos da J. Moraes que foi publicada no Diário de Guarulhos: