Fonte Anvisa
Encontro virtual vai discutir como gestores dos serviços de saúde podem contribuir para a prevenção de infecções.
O dia 15 de maio é o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, instituído pela Lei 11.723/2008. A data tem o objetivo de conscientizar sobre a importância, para toda a sociedade, do controle das infecções.
Nesse contexto, a Anvisa lança a campanha nacional de 2024: “Eu também contribuo para a prevenção e o controle das infecções!” A campanha pretende envolver todos os profissionais que atuam nos serviços de saúde, pacientes, familiares e gestores de saúde na adesão às ações de prevenção e controle das infecções.
A participação ativa de todas as partes interessadas é essencial para avançar e alcançar nosso principal objetivo, que é melhorar a saúde de toda população, evitando assim sofrimento e morte de pacientes.
Webinar
Para marcar o lançamento da campanha nacional, a Anvisa promoverá, na quinta-feira, 16/5/2024, a partir de 10h, o webinar Dia Nacional do Controle das Infecções – 2024, trazendo o tema “Como os gestores dos serviços de saúde podem contribuir para a prevenção das infecções?”
O objetivo é sensibilizar os gestores de saúde quanto à importância do seu envolvimento e apoio para o sucesso das ações de prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) em todos os serviços de saúde do Brasil.
O webinar é gratuito e pode ser acessado por todos os profissionais e gestores do Brasil.
Link para acesso: https://bit.ly/3WpFr3K
Confira a programação:
Abertura
Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI): Dra. Priscila Rosalba Domingos de Oliveira
Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH): Dra. Cláudia Fernanda de Lacerda Vidal
Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes) Ministério da Saúde: Dra. Tatiane Batista Nascimento Chaves de Faria
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): Dra. Márcia Gonçalves de Oliveira
Palestrantes
Dr. Alex Marques
Diretor Executivo do Hospital Nossa Senhora das Graças e Hospital Universitário Cajuru, Curitiba/PR
Dr. Alexandre Rodrigues Ferreira
Superintendente do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/Minas Gerais
Dr. Gilberto Costa Teodozio
Diretor Geral do Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, João Pessoa/Paraíba
Dr. Jerônimo Gonçalves de Araújo
Diretor Médico do Hospital São Lucas, Aracaju / Sergipe
Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares
As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) estão entre os eventos adversos mais frequentes que ocorrem durante a assistência à saúde. Essas infecções, principalmente as que são causadas por microrganismos resistentes aos antimicrobianos, são um grave problema de saúde pública em todo mundo, O problema tem elevado sobremaneira os custos assistenciais e contribuído para a dor, o sofrimento e os óbitos de milhões de pacientes todos os anos.
Porém, já existem diversas estratégias amplamente conhecidas que precisam ser adotadas diariamente por todos os envolvidos na prestação de assistência à saúde, para prevenir ou interromper a propagação de infecções. Ter programas de Prevenção e Controle das Infecções (PCI) ativos é uma abordagem comprovadamente eficaz para a proteção de todos.
A Anvisa é a coordenadora do Programa Nacional de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Desde sua criação, em 1999, a Agência tem desenvolvido ações nacionais, em parceria com as Secretarias de Saúde de estados, DF e municípios, juntamente com milhares de especialistas de todo país, para realizar a vigilância e o monitoramento desses agravos e para implementar ações de prevenção, investigação e controle das infecções e surtos infecciosos nos serviços de saúde. Nesse sentido, a Anvisa dedica-se especialmente para capacitar os profissionais de saúde e toda a população usuária desses serviços, para que eles possam ser agentes ativos na prevenção desses agravos.
O Brasil tem buscado desenvolver suas ações em alinhamento com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS publicou em 2023 a estratégia global sobre prevenção e controle de infecções, que tem a seguinte visão: “Até 2030, todas as pessoas que tenham acesso ou prestem assistência em serviços de saúde estarão protegidos das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.” A estratégia apresenta três objetivos principais:
1. Prevenir infecções nos cuidados de saúde
Melhorar substancialmente a qualidade e a segurança da assistência à saúde, reduzindo a frequência das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e Resistência aos Antimicrobianos (AMR) e o seu fardo para aqueles que acessam e prestam assistência à saúde, inclusive no contexto de emergências de saúde.
2. Agir para garantir que os programas de Prevenção e Controle das Infecções (PCI) estejam em vigor e sejam implementados
Fornecer orientações estratégicas e catalisar o compromisso político para permitir a PCI ativa com programas de redução das IRAS e AMR, prevenção e controle de surtos, por meio de:
• envolvimento das lideranças e apoio das partes interessadas,
• financiamento e quadros jurídicos, e
• de acordo com os componentes principais da PCI da OMS.
3. Coordenar as atividades de PCI com outras áreas e setores e vice-versa
Transformar os sistemas de saúde e a prestação de serviços de forma que a PCI seja implementada durante a prática clínica e dentro de um ambiente propício através de WASH (sigla em inglês que significa em tradução livre “água potável segura, saneamento e higiene”), e em coordenação com emergências de saúde pública, cobertura universal de saúde, segurança do paciente, qualidade dos cuidados, ações voltadas à resistência aos antimicrobianos (particularmente a gestão e o monitoramento de antimicrobianos e a vigilância da resistência de antimicrobianos), saúde ocupacional, promoção da saúde, imunização, biossegurança e outros programas relacionados com a saúde pública.
Para saber mais sobre as ações nacionais de prevenção e controle de infecções que são coordenadas pela Anvisa, acesse nossa página sobre o tema.