Sistema permitirá a liberação de contêineres via site do Terminal, sem a necessidade presença física
O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), segundo maior terminal de contêineres da América do Sul, está lançando um novo serviço online com impacto significativo na rotina de importadores e despachantes. Agora os clientes poderão efetuar a liberação e agendamento para retirada de contêineres de importação diretamente via site do Terminal, sem a necessidade presença física.
De acordo com Adriano Tozo, gerente da área de serviços do TCP, o terminal atua como um recinto alfandegário, responsável por conferir se a carga está com todas as liberações exigidas pela Receita Federal, Ministério da Agricultura, entre outros órgãos responsáveis por esse tipo de controle no país. “Atualmente existe todo um procedimento para liberação dos contêineres. Primeiro o importador precisa fazer a nacionalização e liberação da carga na Receita e, em seguida, trazer toda a documentação para o TCP. Nós então analisamos e fazemos a autorização para que ele possa agendar a retirada e transporte do contêiner”, explica.
Com a automatização será possível fazer tudo isso de uma forma muito mais simplificada, conferindo grande agilidade ao processo. O sistema estará disponível 24h por dia e, além de facilitar a análise e conferência das liberações digitalmente, poderá reduzir custos para o importador, que não precisará mais se deslocar até o terminal nesta primeira etapa.
Com informações da
Assessoria de Imprensa do TCP