Surpresas no comércio exterior: taxas e sobretaxas no BL

Fonte Aduaneiras
Autor(a): SAMIR KEEDI
Bacharel em economia, professor da Aduaneiras e universitário de MBA, especialista em transportes e logística internacional, consultor e autor de diversos livros em comércio exterior, tradutor oficial para o Brasil do Incoterms 2000 e representante brasileiro para revisão do Incoterms 2010.

Um frete marítimo pode ser estabelecido pelos armadores por um valor único, denominado Lumpsum, ou por um valor básico e alguns adicionais. Neste segundo caso, o frete será a somatória do frete básico mais esses adicionais.

Os adicionais são chamados de taxas, aqueles referentes à mercadoria, e sobretaxas, os referentes à navegação.

Exemplos de taxas são:

Ad valorem, que é um adicional sobre o valor da mercadoria. Um extra sobre mercadorias perigosas. Também sobre grandes volumes ou sobrepeso. Muitos outros podem existir.

Sobretaxas são:

Adicional de combustível, como o BS-Bunker Surcharge, ou BAF-Bunker Adjustment Factor ou outras expressões de mesmo significado. É quando o combustível não é somado ao frete, mas, determinado a posteriori, em face das variações do preço do petróleo.

Outra é sobre risco de guerra, a War Surcharge. Pode ser referente a embarque num porto secundário etc. Muitas outras existem.

Essas taxas e sobretaxas são justas, embora muitos não pensem assim.

E são justas porque não igualam a todos de forma injusta. Suponha uma taxa de ad valorem. Ela é cobrada sobre uma mercadoria de alto valor. O que significa que uma de baixo valor não pagará.

Se não houvesse a taxa, e esse valor fosse incluído no frete básico, todos pagariam, o que criaria uma injustiça com as mercadorias de menor valor agregado. E assim muitos outros.

Sempre ouvimos reclamações referentes a elas, com argumentos de que oneram o frete. Não é isso, elas não oneram. Apenas são cobradas de forma diferente, não em valor único, mas desmembradas em parcelas.

Fonte: https://www.aduaneiras.com.br/Materias?guid=0e956d82741372cfe0637f0110ac5f4d

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.