Sistema Nacional de Controle de Receituários avança para controle de receitas especiais

Fonte Anvisa

Nova fase permitirá o controle eletrônico de receitas para medicamentos entorpecentes e psicotrópicos.

A Anvisa anuncia que está próxima de concluir uma importante evolução no Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR). A evolução permitirá a emissão eletrônica de notificações de receitas amarelas e azuis, atualmente disponíveis apenas em formato físico.

Nas próximas semanas, o SNCR entrará em fase de testes com a nova funcionalidade, que permitirá a regulamentação do controle eletrônico das notificações de receita. Esses documentos, conhecidos como receituários amarelos e azuis, são utilizados para a prescrição de medicamentos entorpecentes e psicotrópicos, substâncias sujeitas a rigoroso controle devido ao seu potencial de uso indevido e dependência.

A regulamentação do controle eletrônico de notificações de receita representará um marco na modernização do controle de medicamentos sujeitos a controle especial, garantindo mais segurança, melhor rastreabilidade e mais eficiência no processo de prescrição e dispensação.

Acompanhe a evolução das etapas do projeto abaixo:

Infográfico SNCR
Gráfico – desenvolvimento da emissão eletrônica de prescrições azuis e amarelas

Padronização e Segurança

A implantação do Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR), em vigor desde 18 de julho do ano passado, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 873/2024, é um elemento essencial para garantir a validade nacional dos receituários. O sistema fornece numeração única nacional para profissionais prescritores previamente cadastrados e está disponível para as Vigilâncias Sanitárias em todo o território brasileiro.

O que muda com a evolução do SNCR?

Com a implementação do SNCR, será possível:

• Rastrear a prescrição eletrônica: acompanhar o ciclo de vida da receita, desde a prescrição até a dispensação na farmácia.
• Reduzir o risco de fraudes: diminuir a possibilidade de falsificações e desvios de receitas de medicamentos controlados.
• Aprimorar a fiscalização: facilitar o trabalho da Anvisa e das Vigilâncias de estados e municípios na identificação de irregularidades.
• Modernizar o sistema: adequar o controle de medicamentos controlados às novas tecnologias e à realidade da prescrição eletrônica.

Este avanço representa um passo significativo na transformação digital do controle especial de medicamentos e substâncias, visando tornar esse sistema de controle mais eficiente e seguro, beneficiando pacientes, profissionais de saúde e autoridades sanitárias em todo o país.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/sistema-nacional-de-controle-de-receituarios-avanca-para-controle-de-receitas-especiais

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.