Fonte: Sindasp
Foi aberta hoje (8) a 3ª Conferência Global de Origem, que está sendo realizada hoje (8) e amanhã (9) de novembro de 2023, em Santiago, no Chile.
O Serviço Nacional de Alfândega do Chile sedia este evento, organizado em conjunto com a ASAPRA (Asociación Internacional de Agentes Profesionales de Aduana) e a OMA (Organização Mundial das Aduanas), sob o patrocínio do Serviço de Alfândega da Coreia.
Esta conferência internacional reúne representantes da maioria das Administrações Aduaneiras de todo o mundo, autoridades de instituições governamentais, especialistas de organizações internacionais e líderes da sociedade civil, com o objetivo de estabelecer um diálogo sobre os desafios e benefícios que as regras de origem trazem para o desenvolvimento do comércio internacional.
Pelo Brasil, o SINDASP se faz representado pelo seu o Vice-Presidente Rogério Grecchi, o Coordenador de Projetos Yuri Ferreira, ao lado do Presidente Elson Isayama, que também é o representante da Feaduaneiros – Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros no evento, na condição de 1º Secretário da Entidade. Além deles, o diretor Marcelo de Castro participa como Diretor no SINDASP e Coordenador de Marketing Institucional da ASAPRA, acompanhado do Diretor do SINDASP, Antônio Ferreira, que ainda atua na condição de Delegado Adjunto da ASAPRA.
A cerimônia de abertura nesta quarta-feira, dia 08/11, foi feita por Alejandra Arriaza, Diretora Geral do Serviço Nacional de Aduanas do Chile, Claudia Sanhueza, Subsecretária de Relações Econômicas Internacionais do Chile e Kunio Mikuriya, Secretário Geral da OMA, este último na foto, durante a abertura.
Também em Santiago, aproveitando o encontro de todos o profissionais, foi realizado no dia 07/11 o Congresso Internacional Agentes de Aduana, sob o mote: “hacia un comercio global digital y eco amigable”, no qual, igualmente, ocorreram as participações e contribuições dos dirigentes do SINDASP, elencados acima. Este evento contou com a presença do Presidente da FEADUANEIROS, José Carlos Raposo Babosa.