Fonte Anvisa
Atividades foram realizadas no final de 2022 e podem ser acessadas no YouTube.
Confira, no canal da Anvisa no YouTube, uma série de conferências virtuais (webinares) realizadas em comemoração aos 20 anos de existência da Rede Sentinela, estratégia iniciada em meados de 2001. O objetivo dessa rede é ser um observatório ativo do desempenho e da segurança de produtos de saúde no país. As atividades ocorreram entre 29 de novembro e 2 de dezembro de 2022, reunindo especialistas da Agência e de outras instituições.
O conteúdo disponível traz apresentações sobre a gestão para a melhoria do desempenho e da qualidade em saúde, importância da farmacovigilância, relatos de casos de estabelecimentos de saúde brasileiros e perspectivas e desafios da Rede Sentinela. Além disso, foi apresentada a experiência de Portugal em relação à qualidade e segurança em saúde, durante a pandemia, entre outros tópicos.
Clique nos links abaixo para acessar os vídeos do evento comemorativo dos 20 anos da Rede Sentinela.
1º dia – 29/11/2022 (manhã e tarde);
2º dia – 1º/12/2022 (manhã e tarde);
3º dia – 2/12/2022 (manhã).
Monitoramento
A Rede Sentinela é formada por 270 estabelecimentos de saúde em todo o país, sendo um componente importante do Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Vigipós), instituído em 2009. A rede realiza a notificação e o monitoramento de eventos adversos e queixas técnicas relacionados a produtos de saúde, tais como medicamentos, kits para exames laboratoriais, órteses, próteses, equipamentos e materiais médico-hospitalares, sangue e seus componentes, entre outros.
As suspeitas de eventos adversos e queixas técnicas são monitoradas e investigadas juntamente com as Vigilâncias Sanitárias (Visas) locais. A conclusão dessas investigações pode resultar em diversas decisões, como a retirada de produtos do mercado e a restrição do seu uso e da sua comercialização, entre outras intervenções.
Saiba mais: