Reunião nacional discute estratégias para segurança do paciente e controle de infecções

Fonte Anvisa

Anvisa, Ministério da Saúde e estados estão unidos na luta contra as infecções e para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde.

Nos dias 8 e 9 de outubro, a Anvisa promoveu a reunião anual com as 27 Coordenações Estaduais/Distrital de Prevenção e Controle de Infecções (Ceciras) e com os 27 Núcleos de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NSPs Visa) dos estados e do Distrito Federal. O encontro ocorreu na sede da Agência, em Brasília (DF), e reuniu participantes de todas as unidades da federação.

A Anvisa coordena o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PNPCIRAS), assim como as ações nacionais da vigilância sanitária, que estão sob sua competência legal, para promover a melhoria da qualidade dos serviços de saúde e a segurança do paciente.

Ao longo dos anos, foram desenvolvidas importantes estratégias, que só foram possíveis devido ao profundo engajamento dos profissionais que atuam nas Ceciras e nos NSPs Visa dos estados/Distrito Federal e dos municípios.

A reunião constituiu uma oportunidade ímpar para reforçar a integração entre a Anvisa, o Ministério da Saúde, as Coordenações de Prevenção e Controle de Infecções e os Núcleos de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária dos estados e do DF.

Melhoria de processos

Uma vez por ano, a Anvisa promove momentos como essa reunião para realizar um balanço das atividades que foram desenvolvidas no ano vigente e para planejar, em conjunto com os estados e o Distrito Federal, as ações nacionais que serão desenvolvidas no ano seguinte, nesse caso 2025. As ações são sempre alinhadas ao PNPCIRAS e ao Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde.

Nessa oportunidade única para a troca de experiências, é possível entender os principais problemas que têm impactado o desenvolvimento do trabalho nos estados/DF e regiões e discutir juntos, em oficinas por região, possíveis soluções que poderão ser implementadas pela região/UF no próximo ano para o alcance dos objetivos nacionais.

Diálogo e fortalecimento de práticas

Durante a reunião anual de 2024, diversos profissionais da Anvisa e do Ministério da Saúde apresentaram estratégias que estão sendo implementadas para a vigilância integrada de eventos adversos infecciosos e não infecciosos e para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde e da segurança do paciente. O alinhamento das ações entre a Anvisa e o Ministério da Saúde é fundamental para o êxito das ações públicas no país.

Além disso, os 54 coordenadores dos estados/DF (27 de controle das infecções e 27 responsáveis pelas ações da vigilância sanitária para a segurança do paciente) tiveram a oportunidade de apresentar os principais avanços alcançados e os problemas enfrentados em 2024.

Eles também debateram, em conjunto com a Anvisa, quais serão os desafios nacionais que irão nortear as ações para 2025, utilizando a metodologia OKR (objetivos e resultados-chave, do inglês Objectives and Key Results), que permite avaliar os progressos, os problemas e os planos para corrigir a rota, com periodicidade definida. Nesse caso, o desafio é ainda maior, pois envolve um grande número de pessoas, organizadas em todas as regiões do país com metas definidas, cujo objetivo final é  promover melhorias reais nas entregas para a a sociedade.

A Anvisa tem buscado o fortalecimento das Ceciras e dos NSPs Visa e a melhoria da integração das ações nacionais, mantendo o contato diário com esses coordenadores estaduais/distrital para a discussão de problemas que possam impactar na atuação local e para a busca de soluções de forma compartilhada. Adicionalmente, a Agência promove reuniões nacionais periódicas para que se possa avançar, de forma coesa e convergente, na melhoria da qualidade dos serviços de saúde.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/reuniao-nacional-discute-estrategias-para-seguranca-do-paciente-e-controle-de-infeccoes

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.