Ministério da Economia abre a Semana de Análise de Impacto Regulatório

Fonte Ministério da Economia

Evento segue até sexta-feira (24/6) e pode ser acompanhado pelo canal do ME no Youtube.

Teve início na manhã desta terça-feira (21/6) a Semana de Análise de Impacto Regulatório (AIR), que tem como objetivo discutir o processo, disseminar e tratar das Análises de Impacto Regulatório (AIR), realizadas por órgãos e agências governamentais. Promovido pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), o evento – que acontece no Auditório Pereira Lira, Edifício Sede do Tribunal de Contas da União (TCU) – segue até sexta-feira (24/6), e pode ser acompanhado pelo canal do Ministério da Economia no Youtube.

Durante a abertura da atividade, a secretária especial Daniella Marques destacou a relevância de importar as boas práticas, numa troca virtuosa para o país. “É importante colocarmos o Brasil no caminho da prosperidade, numa trilha de crescimento sustentável, crescimento esse baseado em investimentos, e reformas para o mercado para melhorar o ambiente de negócios e estimular a produtividade, a competitividade e reindustrializar o país,” declarou.

Introduzida de modo amplo a partir da Lei nº 13.874/2019, a AIR consiste na análise e avaliação dos possíveis benefícios, custos e impactos de regulamentações novas ou já existentes. É um dos instrumentos mais importantes para a melhoria da qualidade da regulação, sendo recomendado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e praticado por dezenas de outros países.

O secretário-adjunto de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia (Seae/ME), Alexandre Messa, falou sobre a atuação da Secretaria no âmbito da política regulatória. “Estamos trabalhando basicamente em duas frentes: uma no sentido de incremento de boas práticas regulatórias, que pode vir na vertente da Lei de Liberdade Econômica; e a outra mais voltada à questão meritória da regulação, de aprimoramento de marcos regulatórios”, enfatizou.

Semana de Análise de Impacto Regulatório (AIR)

Durante os dias do evento serão realizados painéis sobre experiências nacionais e internacionais de AIR, o papel de engajamento e participação social na AIR, e análises quantitativas e políticas regulatórias em níveis estadual e municipal. A experiência da iniciativa privada também será contemplada em apresentação da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Também haverá a apresentação pela OCDE de relatório sobre a reforma regulatória do Brasil (Review of Regulatory Reform of Brazil) e das implicações da adesão do país à organização.

A atividade contará com a presença de membros da OCDE, entre eles a diretora de Governança Pública, Elsa Pilichowski; o diretor do Departamento de Economia, Luiz de Mello; e o coordenador do Programa da OCDE sobre Política Regulatória para a América Latina, Manuel Gerardo Flores. Também estarão presentes o chefe do Escritório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Morgan Doyle, e o especialista em Modernização do Estado do Banco, Pedro Farias.

Fonte: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2022/junho/ministerio-da-economia-abre-a-semana-de-analise-de-impacto-regulatorio

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.