Fonte Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comercio e Serviços
A nova assistente virtual do MDIC funciona 24h e aproxima o governo da população com foco em inclusão, transparência e inovação.
A Lina, assistente virtual da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), já está disponível no site do Siscomex para ajudar empresas e cidadãos a tirar dúvidas sobre exportação e importação, de forma simples, rápida e segura.
Desenvolvida com tecnologia de inteligência artificial, a Chatbot Comex marca mais um passo da Secex na modernização do atendimento público e na digitalização dos serviços de comércio exterior, tornando o acesso às informações oficiais mais fácil e acessível a todos.
Com funcionamento contínuo, 24 horas por dia e sem necessidade de login, a Lina responde perguntas com base em legislação, portais e manuais oficiais do governo federal. Quando necessário, o sistema encaminha o atendimento para o Comex Responde, serviço que conta com suporte humano especializado.
Como funciona a Lina
- Converse por texto: basta digitar sua dúvida e receber a resposta, sempre com base em fontes oficiais;
- Linguagem simples e prática: comunicação clara e empática, sem jargões técnicos;
- Atendimento integrado: quando necessário, a Lina direciona o usuário ao Comex Responde;
- Acesso contínuo: disponível no Siscomex, 24 horas por dia, sem necessidade de login.
Uma assistente virtual com empatia e identidade
Mais do que um sistema automatizado, a Lina tem personalidade própria. O avatar foi criado com traços modernos e acolhedores, transmitindo confiança e proximidade. A linguagem é cordial e educativa, pensada para atender tanto quem está começando no comércio exterior quanto profissionais experientes do setor.
Sua base de conhecimento reúne normas, manuais e sistemas oficiais usados no dia a dia pelos especialistas em comércio exterior, garantindo respostas seguras, atualizadas e acessíveis.
Com a Lina, a Secex dá mais um passo para aproximar o governo das pessoas, promover a facilitação do comércio e fortalecer o ambiente de negócios brasileiro, com foco em inovação, transparência e inclusão digital.




