Conselho da Camex avalia iniciativas para política comercial brasileira

Fonte Ministério da Economia

Colegiado trabalha para formular estratégia de inserção do Brasil no comércio internacional.

O Conselho Consultivo do Setor Privado (Conex) da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Camex/ME) apresentou na terça-feira (12/7) o 1º Relatório de Acompanhamento do Plano de Trabalho para o Biênio 2021-2022. O documento mostra a evolução de 23 iniciativas nos temas considerados prioritários, durante o primeiro ano de execução da agenda do Conselho. Ao Conex compete colaborar com a Camex, por meio da discussão de estudos e da recomendação de propostas específicas, com vistas ao aperfeiçoamento das políticas de comércio exterior, de investimentos e de financiamento e garantias às exportações.

Acesse o 1º Relatório de Acompanhamento do Plano de Trabalho para o Biênio 2021-2022

As 23 iniciativas estão divididas em seis Eixos Temáticos – Estratégia Comercial, Estrutura Tarifária, Agenda Regulatória, Financiamento às Exportações, Promoção Comercial e Governança do Conex. De acordo com o relatório, três iniciativas foram concluídas, uma está em discussão, três em fase de elaboração de recomendação, 15 em monitoramento e uma foi cancelada.

O Conex avalia que houve avanço em alguns itens da agenda temática, que saíram do status “Discussão” para o de “Elaboração de Recomendação”, além daqueles que passaram para o status “Concluído”. Por outro lado, a quantidade de iniciativas que permaneceu no status “Monitoramento” indica a necessidade de continuar a ser feito o acompanhamento do Plano de Trabalho, pois os eixos temáticos envolvem a atuação de diferentes órgãos do Executivo e do Legislativo Federal.

No primeiro ano da agenda, também foram elaborados estudos para disseminar conhecimento e embasar as discussões do colegiado, buscando convergência de posicionamento entre os membros. Essa dinâmica levou à produção de recomendações pelo Conselho, que foram publicadas e encaminhadas a 17 órgãos com competência sobre as áreas temáticas cobertas pelo Plano de Trabalho 2021-2022.

Estudos

Além do 1º Relatório de Acompanhamento do Plano de Trabalho do Conex 2021-2022, foram apresentados na reunião mais três estudos produzidos por membros do Conselho. O primeiro, preparado pelo ICC Brasil, sugere potenciais diretrizes para a política comercial brasileira de longo prazo. Outro, do Instituto de Defesa Coletiva, analisa preços de medicamentos e eventual relação com a Tarifa Externa Comum (TEC). O terceiro, feito pela Proteste, é um estudo sobre a agenda de sustentabilidade e a política comercial do país.

Esses estudos foram indicados como iniciativas prioritárias do Plano de Trabalho 2021-2022 e podem gerar minutas de recomendação para avaliação e posterior deliberação do Conex.

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.