Confira os destaques da 7ª Reunião Pública da Dicol de 2025

Fonte Anvisa

Encontro ocorreu nesta quarta-feira (14/5).

Nesta quarta-feira (14/5), os diretores da Anvisa se reuniram para a 7ª Reunião Pública da Diretoria Colegiada (Dicol) de 2025. O diretor-presidente substituto, Rômison Mota, abriu o encontro informando que uma delegação da Agência participou, entre os dias 7 e 9 de maio, da “II Edição do Seminário Portugal-Brasil – Convergência Regulatória: Caminhos e perspectivas para harmonização dos princípios e normas de Vigilância Sanitária”. Na ocasião foram celebrados, ainda, os 104 anos da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, onde foi realizado o evento.

Além disso, a missão da Anvisa também se reuniu com o Infarmed, a agência de vigilância sanitária de Portugal, tendo sido concluídas as tratativas para a assinatura de um novo acordo de cooperação entre as duas agências — que deve ser oficializado ainda nesta semana. “Esse acordo tem o objetivo de facilitar o intercâmbio de informações técnicas sobre regulação de medicamentos e de dispositivos médicos”, explicou Mota.

A viagem foi ainda uma oportunidade para que a Anvisa se encontrasse com representantes de empresas do setor regulado, tanto do Brasil quanto de Portugal. “Uma excelente oportunidade para troca de informações e de ideias, para que possamos harmonizar a regulação sanitária entre os dois países, abrir as portas do Brasil e da América do Sul para as empresas portuguesas e europeias, e também abrir as portas de Portugal e da Europa para as empresas brasileiras”, celebrou o diretor-presidente substituto.

Deliberações do dia

Entre as pautas do dia, estiveram as propostas de abertura de processo administrativo de regulação e de Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) para alterar a RDC 778/2023, que dispõe sobre os princípios gerais, as funções tecnológicas e as condições de uso de aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia em alimentos. Com aprovação unânime, alguns requisitos e diretrizes específicos podem ser observados na minuta da RDC, como, por exemplo, que produtos fabricados até o final do prazo de adequação podem ser comercializados até o fim do seu prazo de validade, caso sua data de fabricação esteja declarada na rotulagem.

Outras pautas do dia, também com aprovação unânime, foram a proposta de Instrução Normativa (IN) para alterar a IN 28/2018, que estabelece as listas de constituintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos alimentares, e a proposta de IN para alterar a Lista de Medicamentos de Referência (LMR) de que trata a IN 353/2025.

Itens retirados de pauta

A pauta completa do dia pode ser vista aqui. O item 2.5, que se refere ao cultivo do cânhamo, ou seja, a Cannabis com até 0,3% de THC, foi retirado de pauta para “alinhamento”, nas palavras do diretor Daniel Pereira. Foram retirados de pauta, ainda, os itens 3.3.71, 2.10 e 2.11.

O encontro desta quarta ocorreu na sala de reuniões da Dicol, no Edifício Sede da Anvisa, em Brasília (DF), com transmissão ao vivo pelo canal da Agência no YouTube. Para assistir a reunião completa, clique neste link: youtube.com/watch?v=Z7HOjvkwIL0

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/confira-os-destaques-da-7a-reuniao-publica-da-dicol-de-2025

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.