Com foco em exportação de cosméticos e moda, “Elas Exportam” forma segunda turma de empresas lideradas por mulheres

Fonte Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços

Programa do MDIC e ApexBrasil teve participação de 30 pares de mentoras e mentoradas para aumentar participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), encerraram, nesta semana, a segunda edição do Elas Exportam, realizado ao longo do primeiro semestre de 2024. O programa, que busca aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior, contou com a participação de 30 pares de mentoras e mentoradas dos setores de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos, vestuário e têxtil.

No evento de encerramento, a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, destacou o compromisso da Pasta com a promoção da equidade de gênero no comércio. “Temos a responsabilidade de garantir que mais pessoas se beneficiem do comércio exterior. As exportações podem contribuir muito para o empoderamento econômico das mulheres. O programa ajuda a transformar esse potencial em negócios”, afirmou.

A gerente de competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, também comemorou o sucesso da iniciativa. “O número significativo de empresas lideradas por mulheres que se inscreveram para esta edição (366) comprova a relevância e o impacto positivo do programa.O Elas Exportam é parte de uma jornada contínua de capacitação e crescimento”, disse.  Ela anunciou que a terceira edição já está em preparação, e atenderá número ainda maior de empresas. “As participantes terão a oportunidade de aplicar o que aprenderam em ações de promoção comercial, como o próximo Programa Jornada Exportadora: Edição Chile, que ocorrerá no próximo mês”.

Com foco setorial, os produtos das mentoradas da segunda edição eram  moda praia, vestuário, tecidos, acessórios, cosméticos convencionais e veganos, sabonetes, aromatizadores e extratos vegetais. Empresas de diferentes partes do Brasil participaram do programa, mostrando o alcance nacional.

Os encontros das participantes ocorreram de forma online, com mentorias individuais e sessões coletivas de oficinas e seminários. Entre os temas abordados nas sessões coletivas de mentoria estavam: introdução à atividade de mentoria, plano de negócios internacionais, propriedade intelectual, autoimagem, e-commerce, posicionamento de marca e questões regulatórias, além de treinamento de pitch.

Depoimentos

Depoimentos das participantes ressaltam a importância e o impacto do programa. Paula Zavareze, da empresa de cosméticos Ecobotica, comentou sobre sua experiência com o programa e sua mentora: “Ela não só mostrou o caminho, mas pegou na minha mão e foi comigo. Senti-me acolhida; a fala é realmente para nós, mulheres.”

Silvania Brigano, da empresa MF Couros, também expressou sua satisfação: “Foi sensacional, esclarecedor, libertador. Estou muito feliz por participar dessa mentoria [de treinamento de pitch com a Renata Malheiros, do Sebrae], está abrindo nossos horizontes.”

Nesta edição, o Elas Exportam contou com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (ABIT) e da Associação Brasileira dos Estilistas (ABEST). O programa também teve o apoio do Banco do Brasil (BB), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Elas Exportam é também um dos destaques da Política Nacional da Cultura Exportadora e conta com benefícios alinhados à Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual, como a parceria do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da International Chamber of Commerce (ICC) Brazil para a realização de capacitação em propriedade intelectual.

 Sobre o Elas Exportam

O programa Elas Exportam é uma iniciativa desenvolvida pelo MDIC em parceria com a ApexBrasil e tem ciclos semestrais, oferecendo mentorias individuais, oficinas e seminários para auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e socioemocionais necessárias à atividade exportadora.

Está prevista uma terceira edição do programa, a ser realizada no segundo semestre de 2024.

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2024/julho/com-foco-em-exportacao-de-cosmeticos-e-moda-201celas-exportam201d-forma-segunda-turma-de-empresas-lideradas-por-mulheres

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.