Fonte Anvisa
Ato é um reconhecimento ao importante trabalho desenvolvido pela Agência desde sua criação, em 1999.
A Câmara dos Deputados realizou, na tarde desta quinta-feira (8/8), uma sessão solene em homenagem aos 25 anos da Anvisa. O ato teve início com a execução do Hino Nacional, seguido de um vídeo sobre a Agência, preparado pelos organizadores do evento. A sessão, presidida pelo deputado Reinhold Stephanes, contou com a participação dos diretores Rômison Mota, Daniel Pereira e Frederico Fernandes, além de servidores da Anvisa.
O diretor Rômison Mota, o primeiro a falar, ressaltou os benefícios da atuação da vigilância sanitária na rotina dos brasileiros e destacou a atuação dos órgãos estaduais, distritais e municipais que compõem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, o SNVS. No âmbito da Agência, o diretor enfatizou o compromisso em aprimorar processos e competências: “Ao longo desses 25 anos, a Anvisa sempre procurou evoluir junto com a ciência. Nosso trabalho está alinhado às melhores práticas”.
Na sequência, o diretor Daniel Pereira dedicou sua fala a todos os servidores do país, de todas as esferas, que atuam na área da vigilância sanitária, a quem ele chamou de “heróis da vigilância”. “Nossos heróis da vigilância, apesar de todas as dificuldades, desenvolvem um trabalho de excelência e vão continuar desenvolvendo pelos próximos 25 anos”, afirmou.
Já o diretor Frederico Fernandes mencionou as questões complexas e fundamentais para garantir o bem-estar da população enfrentadas pela Agência, a sua atuação determinada e corajosa na pandemia e a importância da sua reestruturação. “O quadro de servidores vem sendo reduzido ano a ano. É preciso que novas vagas sejam criadas, bem como é necessário valorizar a carreira da regulação”, disse.
O deputado Reinhold Stephanes, que encerrou a sessão, parabenizou a Anvisa pelos 25 anos de lutas e vitórias, afirmou ser extremamente importante que a Agência disponha de recursos materiais e pessoais para manter o trabalho de excelência e convocou a sociedade a apoiar a instituição.
A sessão ocorreu na semana do Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado todo 5 de agosto, data de nascimento do médico, sanitarista e epidemiologista Oswaldo Cruz.