Brasil e Japão debatem parcerias em energia verde, transformação digital e semicondutores

Fonte Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços

Encontro com vice-ministro japonês de Economia, Comércio e Indústria, no MDIC, debate oportunidades de investimentos e interesses em comum

A neoindustrialização foi um dos assuntos do encontro realizado nesta sexta (14/7), em Brasília, entre técnicos e autoridades do Brasil e do Japão. Representando o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, a secretária de Comércio Exterior (Secex), Tatiana Prazeres, apresentou ao vice-ministro do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI, na sigla em inglês), Ryuji Satori, os temas de interesse para cooperação bilateral.

Durante a reunião, os japoneses conheceram as oportunidades nos segmentos de combustível verde para aviação civil, hidrogênio verde, transformação digital, chips e semicondutores. Outras áreas de interesse são descarbonização, melhoria do ambiente de negócios, fortalecimento do comércio bilateral, temas relacionados à Organização Mundial do Comércio (OMC) e propriedade intelectual (patentes).

Ainda este ano, será realizada no Brasil a 15ª reunião do Comitê Conjunto Brasil-Japão sobre Promoção do Comércio, Investimentos e Cooperação Industrial (MDIC-METI). A agenda e a data ainda estão sendo definidas.

Trocas comerciais
O Japão está hoje entre os 10 principais parceiros comerciais do Brasil. Em todo o ano passado e no primeiro semestre deste ano, o mercado japonês foi o 9º maior destino das nossas exportações, e a 10ª maior origem das nossas importações.

A pauta de vendas externas brasileiras para o Japão é composta, em quase 50%, por produtos da indústria de transformação.

Investimentos
Além disso, o Japão é um dos principais investidores estrangeiros no Brasil, ocupando a 9ª posição, com um estoque de Investimento Estrangeiro Direto (IED) equivalente a US$ 21,4 bilhões, ou 3% do total recebido pelo Brasil até 2021, segundo o Banco Central.
Os dados do Banco Central revelam, ainda, que grande parte do IED japonês no Brasil concentra-se no setor de indústrias de transformação. Entre essas empresas estão grandes montadoras e fornecedoras de peças automotivas.

Fonte: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2023/julho/brasil-e-japao-debatem-parcerias-em-energia-verde-transformacao-digital-e-semicondutores

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.