Anvisa sedia reunião sobre ações de prevenção e controle das infecções e de segurança do paciente

Fonte Anvisa

Participantes puderam fazer um balanço de 2024, trocar experiências e planejar o próximo ano.

Nos dias 8 e 9 de outubro, a Anvisa sediou a Reunião Anual com as Coordenações Estaduais/Distrital de Prevenção e Controle das Infecções (CECIRAS) e com os Núcleos de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NSP VISA) dos Estados e do Distrito Federal. O encontro ocorreu na sede da Agência, em Brasília (DF), e reuniu participantes de todas as unidades da federação.

O objetivo foi discutir ações estratégicas para melhoria da qualidade dos serviços de saúde, segurança do paciente e prevenção e controle das infecções.

Melhoria de processos e prevenção de incidentes

O compartilhamento de experiências é uma estratégia eficaz não apenas para integrar os NSP VISA e as CECIRAS, mas também para o alinhamento das ações nacionais com as ações dos estados/DF, visandoa melhoria de processos e a prevenção de eventos adversos -. Essa troca de experiências entre profissionais de diferentes regiões brasileiras e a atuação integrada da Anvisa com o Ministério da Saúde, é fundamental para aprimorar as práticas seguras de saúde e avançar na melhoria da qualidade da assistência.

Durante o evento, a Gerente-Geral Márcia Gonçalves de Oliveira apresentou o Projeto Paciente Seguro, que visa implementar e qualificar o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) em instituições de saúde do Brasil; e o Projeto de Implantação Nacional da Estratégia Multimodal de Melhoria da higiene das Mãos em Serviços de Saúde para a Segurança do Paciente, medida considerada fundamental para a prevenção de infecção, principalmente as causadas por microrganismos resitentes aos antimicrobianos.

O andamento do Projeto Fortalecimento do Sistema Brasileiro de Vigilância da Resistência Antimicrobiana foi também um assunto abordado. “Impossivel fazer vigilância sem laboratório”, reforçou a responsável pela Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS), Magda Costa – que conduziu a reunião.

Representando a Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES), Daniela Tomazini discutiu o Projeto Nacional para Promover a Melhoria dos Serviços de Diálise. Entre os desafios identificados na avaliação dos serviços de saúde brasileiros, destacaram-se a falta de comunicação entre as equipes e a ausência de profissionais dedicados exclusivamente a um NSP. Nesse contexto, foram apresentadas propostas de intervenções a curto prazo, como a elaboração de protocolos específicos para diálise e uma Nota Técnica orientativa sobre a segurança do paciente, entre outras. “A segurança do paciente é a razão do nosso trabalho”, enfatizou Tomazini.

Diálogo e fortalecimento de práticas

A reunião abriu também espaço para apresentações dos Núcleos e das Coordenações dos 27 Estados e do Distrito Federal sobre as ações desenvolvidas em 2024. Além disso, foram debatidas metas, indicadores e análises relacionadas a projetos voltados para a segurança do paciente de todas as regiões do Brasil.

Muitas dificuldades são comuns à maioria das localidades, como falta de recursos humanos e sobrecarga dos profissionais de saúde que muitas vezes acumulam diversas funções, comprometendo os cuidados prestados aos pacientes.

Além disso, há uma necessidade de maior sensibilização dos gestores de saúde para a importância do tema “segurança do paciente” e sensibilização das equipes de saúde sobre a importância da notificação de eventos adversos (EAs) e outros incidentes no Notivisa, o sistema informatizado desenvolvido pela Anvisa para essa finalidade. Desafios específicos também foram abordados, como o surto de Candida auris, um fungo que pode estar associado à resistência aos antimicrobianos, enfrentado principalmente por Pernambuco e Bahia.

Por meio do intercâmbio de informações, a proposta é consolidar o monitoramento de notificações, a emissão de feedback construtivo para os serviços de saúde e a elaboração de notas informativas. Com base nos dados apresentados, é possível tomar decisões que considerem riscos potenciais, segurança em saúde e IRAs, visando consolidar ações realmente eficazes em benefício da população do país.

Uma meta próxima e muito possível apresentada na reunião é que 90% dos hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) respondam à Avaliação Nacional dos Programas de Prevenção e Controle de Infecção (ANPCI), uma avaliação dos programas de prevenção e controle de infecção dos hospitais. A ideia é que, ainda este ano, sejam publicados modelos de protocolo, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), permitindo que os hospitais adaptem essas diretrizes à sua realidade e implementem, de forma sistemática, medidas de controle de infecções e segurança do paciente.

Prosseguir avançando em prol da segurança do paciente

Além disso, está previsto, para 2025, uma lista positiva, que reconhece serviços de saúde que notificam EAs com regularidade e fornecem dados qualificados. Prosseguir na sensibilização de gestores para estruturar os os NSP dos serviços de saúde. e estruturar os Serviços de Prevenção e Controle de Infecção (SCIH) Ademais, sensibilizar os gestores para estruturação dos NSP –VISA dos munípios capitais e das Coordenações de Infecções desses municíos também foi um tem abordado na reunião, por meio do Projeto Estados e Municípios em Foco; e está no rol de assuntos para ser tratado ainda neste ano de 2024.

“Cada estado trouxe experiências muito interessantes de como estão lidando com esses trabalhos. Essa troca de experiência é o grande ganho desse nosso encontro aqui”, celebrou a representante da Gerência-Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES), Mara Gonçalves.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2024/anvisa-sedia-reuniao-sobre-acoes-de-prevencao-e-controle-das-infeccoes-e-de-seguranca-do-paciente

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.