Anvisa publica relatório e amplia projeto de monitoramento e intervenção no risco potencial em serviços de saúde

Fonte Anvisa

Acesse o relatório técnico publicado pela Agência e saiba mais.

Já está disponível o Relatório do Projeto Piloto de Monitoramento e Intervenção no Risco Potencial Inaceitável, com dados de 2024. O projeto é voltado para o desenvolvimento de estratégias conjuntas (Anvisa, estados e municípios) de intervenção no risco potencial encontrado nos serviços de saúde.

O documento traz modelos para o monitoramento e para as estratégias de intervenção no risco potencial. Com a sua publicação, a Anvisa pretende orientar o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) para a promoção de ciclos contínuos de reflexão crítica e ação, a partir da avaliação, monitoramento, análise e intervenção nos riscos potenciais, seguidos de reavaliação dos serviços.

Dados

O uso interligado de ferramentas de compartilhamento de dados de inspeção em serviços de saúde e de interesse para a saúde permite à Agência, estados e municípios o acesso a dados reais e atualizados sobre a situação dos serviços avaliados no país, a partir dos Roteiros Objetivos de Inspeção (ROI), baseados no Modelo de Avaliação do Risco Potencial (Marp).

Em todo o Brasil, já foram mais de 12 mil avaliações realizadas nesses serviços, dentre instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), serviços de endoscopia, radiografia médica, mamografia etc. Com isso, todo o SNVS está instrumentalizado para avaliar e monitorar o risco potencial dos serviços, além de traçar prioridades nas ações de vigilância sanitária.

No âmbito do projeto piloto de 2024, houve redução de 44% do risco potencial nos serviços monitorados. Ao todo, foram monitorados 536 serviços, em parceria com 39 órgãos de vigilância sanitária, incluindo unidades de centro cirúrgico, Central de Material e Esterilização (CME) Tipo II, UTI adulto e ILPI.

Em 2025, haverá a continuidade do trabalho conjunto. A cerimônia de lançamento da 2ª rodada de Monitoramento e Intervenção no Risco Potencial Inaceitável ocorreu em 27 de março e contou com a participação de representantes do SNVS, dentre 23 órgãos estaduais, do Distrito Federal e 123 órgãos municipais de vigilância sanitária.

O aumento do número de Vigilâncias Sanitárias parceiras reflete a ampliação no escopo dos serviços selecionados: em 2025, estão em monitoramento 993 serviços, entre serviços de diálise, serviços que realizam exames de análises clínicas do tipo III (laboratórios), serviços de endoscopia, centros cirúrgicos, CMEs Tipo II, UTIs adulto e ILPIs. O desafio coletivo é promover a melhoria dos serviços de saúde e de interesse para a saúde no país.

Acesse o Relatório Técnico do Projeto Piloto de Monitoramento e Intervenção no Risco Potencial – Ano 2024.

Saiba mais em: Harmonização de Roteiros Objetivos de Inspeção (ROI) — Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa (www.gov.br)

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/anvisa-publica-relatorio-e-amplia-projeto-de-monitoramento-e-intervencao-no-risco-potencial-em-servicos-de-saude

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.