Anvisa promove workshop sobre gestão de resíduos e coleta seletiva em parceria com SLU

Fonte Anvisa

Evento teve como público-alvo colaboradores da Agência.

Nesta sexta-feira (16/5), a Anvisa realizou o V Workshop sobre Gestão de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva, uma iniciativa da Gerência de Logística (Gelog) e da Gerência-Geral de Gestão Administrativa e Financeira (GGGAF) da Agência, em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU-DF).

A capacitação, que é parte de um ciclo contínuo de conscientização, foi ofertada na sede da Anvisa, em Brasília (DF), com turmas nos períodos da manhã e da tarde, sob a condução da servidora Andreia Nogueira. Em um ambiente descontraído e interativo, com espaço para perguntas e troca de experiências, os participantes aprofundaram seus conhecimentos sobre a gestão de resíduos sólidos e a coleta seletiva no Distrito Federal.

Importância da coleta seletiva na gestão de resíduos

O Brasil, como um país de dimensões continentais, enfrenta um grande desafio na gestão dos resíduos sólidos. A maior parte do material produzido não recebe o tratamento adequado, o que gera sérios impactos ambientais e compromete a qualidade de vida da população.

Desse modo, Andreia Nogueira reforçou a importância da coleta seletiva, que é o processo de separar os resíduos por tipo de material — como papel, plástico, vidro e metal —, para facilitar a reciclagem e minimizar os impactos ambientais. Essa prática é essencial para a gestão eficiente dos resíduos sólidos e para a preservação dos recursos naturais.

A servidora abordou, ainda, a ordem prioritária na gestão de resíduos sólidos urbanos, conforme estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que trouxe ao país uma série de inovações para a gestão e o gerenciamento de lixo. A primeira diretriz é não gerar resíduos — por exemplo, optando por copos reutilizáveis em vez de descartáveis. Em seguida, vêm as seguintes medidas: reduzir (diminuir o consumo de itens que produzem resíduos), reutilizar, reciclar, tratar e, por fim, dispor adequadamente os rejeitos.

Os participantes também puderam conhecer melhor o trabalho das cooperativas e dos catadores, entendendo como essas pessoas fazem a coleta, a separação e a reciclagem dos materiais, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a geração de trabalho e renda. Com experiência na área de sustentabilidade, Andreia Nogueira faz parte da equipe de execução do Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) da Anvisa. Criado pela Portaria Seges/ME 8.678/2021, o PLS tem como objetivo estabelecer uma estratégia para as contratações e a logística da Agência, levando em conta aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais.

Gestão de resíduos na Anvisa

A Anvisa segue a Lei 5.610/2016, que regula os grandes geradores de resíduos sólidos, responsabilizando a Agência pela correta destinação dos resíduos produzidos. Isso significa que a prioridade é dada à reutilização, seguida da reciclagem, do tratamento e da destinação final adequada dos resíduos, do ponto de vista ambiental. Dessa forma, cada colaborador da Agência, ao compreender o impacto de suas ações, torna-se parte ativa na preservação do meio ambiente e no equilíbrio do planeta.

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/anvisa-promove-workshop-sobre-gestao-de-residuos-e-coleta-seletiva-em-parceria-com-slu

Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.