Fonte Anvisa
Evento realizado no Rio de Janeiro discute soluções globais para enfrentar pandemias de forma mais rápida e equitativa.
A segunda edição da Cúpula Global de Preparação de Pandemias (Global Pandemic Preparedness Summit – GPPS), que teve início na segunda-feira (29/7) e encerra hoje (30/7), reúne autoridades governamentais, representantes da sociedade civil, especialistas e líderes da indústria e da comunidade de saúde para debater soluções globais a fim de enfrentar futuros surtos e pandemias de forma rápida e equitativa em todos os países. O evento, realizado no Rio de Janeiro (RJ), é promovido pelo Ministério da Saúde (MS), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Coalition for Epidemic Preparedness Innovations – CEPI).
Neste cenário, a presença da Anvisa é fundamental. O diretor-presidente da Agência, Antonio Barra Torres, participou do painel sobre as principais ações regulatórias que estão sendo conduzidas no desenvolvimento de terapias, vacinas e diagnósticos, a fim de identificar ações e mudanças legislativas para a inovação e o progresso.
Barra Torres compartilhou a mesa com a copresidente do Grupo de Especialistas em Ciência e Tecnologia (Science and Technology Expert Group – STEG), Shingai Machingaidze, com o diretor e chefe de Assuntos Regulatórios Globais da CEPI, Adam Hacker, com a diretora executiva da Autoridade de Medicamentos e Alimentos (Food and Drugs Authority – FDA) de Gana, Delese Mimi Darko, com o diretor do Departamento de Regulamentação e Pré-Qualificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), Rogério Gaspar, com o diretor do Escritório de Vacinas do FDA dos Estados Unidos, David Kaslow, e com a diretora executiva da Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA), Emer Cooke.
Além de Antonio Barra Torres, estiveram presentes no evento a diretora da Anvisa Meiruze Freitas e os servidores da Agência Fabrício Carneiro de Oliveira, Brenda Gomes Valente e Simone de Oliveira Reis Rodero, que tiveram a oportunidade de participar de palestras que discutiram temas como o estado de preparação e resposta a pandemias, avanços e oportunidades na vigilância epidemiológica, acesso equitativo a produtos e tecnologias de saúde e modelos de financiamento.
Entenda
A Cúpula Global de Preparação para Pandemias é um evento orientado pela ciência que tem como objetivo impulsionar a preparação e a resposta a pandemias, de modo a combater futuros surtos de doenças infecciosas de forma mais ágil e equitativa. Os procedimentos, resultados e recomendações da Cúpula serão publicados para ajudar na tomada de decisões pelos líderes mundiais em esforços de preparação para pandemias.
Por sua vez, a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias é uma parceria inovadora entre organizações públicas, privadas, filantrópicas e sociedade civil, cuja missão é acelerar o desenvolvimento de vacinas e outras medidas biológicas contra ameaças epidêmicas e pandêmicas.