Anvisa lança guia para monitoramento das capacidades básicas do RSI em portos, aeroportos e fronteira

Fonte Anvisa

Anvisa lança guia para monitoramento das capacidades básicas do RSI em portos, aeroportos e fronteira

Anvisa publicou o Guia 86, de 17/12/2025 – versão 1, que orienta o monitoramento das capacidades básicas do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) nos pontos de entrada designados do país. O documento está vigente e aberto para contribuições até 16 de fevereiro de 2026, pelo e-mail covig@anvisa.gov.br.

O guia traz instruções para os administradores dos 16 complexos portuários e 14 aeroportos designados sobre o envio das informações de monitoramento anual, que deve ocorrer até o último dia do ano, conforme determina o inciso IV do art. 6º da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 932/2024. Esses dados serão usados para definir o nível de capacidade de cada ponto de entrada, tanto para manter as funções essenciais quanto para responder a eventos que possam representar emergências de saúde pública de importância internacional.

A publicação reforça o compromisso da Anvisa com o objetivo estratégico de “Antecipar e responder efetivamente às crises sanitárias e emergências de saúde pública”, visando alcançar o resultado-chave de elevar de 67% para 97% o nível médio das capacidades básicas instaladas nos pontos de entrada do país.

Segundo a Quinta Diretoria da Anvisa, a iniciativa destaca o papel estratégico dos administradores de portos e aeroportos como parceiros essenciais na proteção da saúde pública. O envio regular das informações fortalece a capacidade nacional de prevenir, identificar e responder rapidamente a riscos sanitários, contribuindo para a segurança nos pontos de entrada e para o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no âmbito do RSI.

Saúde e Vigilância Sanitária
Artigos, Notícias do setor, Postagens diárias e com tags , , , , .

The original text of this page has been automatically translated into the English language through Google Translate and may contain agreement errors.

El texto original de esta página ha sido traducido automáticamente al idioma Inglés a través de Google Translate y puede contener errores acuerdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.