Fonte Anvisa
Encontro programado para a próxima terça-feira (29/10) irá abordar segurança transfusional. Participe!
A Anvisa e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) irão realizar na próxima terça-feira (29/10), às 11h, o webinar “Melhorando a segurança do sangue: hemovigilância e ações de inspeção, vigilância e controle em serviços de sangue.”
O seminário virtual vai discutir segurança transfusional e pretende destacar a importância do desenvolvimento de um sistema de hemovigilância efetivo e de assegurar as ações de inspeção sanitária, vigilância e controle por parte da autoridade regulatória de cada país.
Essas estratégias são indispensáveis nos serviços de sangue, a fim de garantir o seu funcionamento, a avaliação e o cumprimento das normas e padrões de qualidade, para promover o trabalho em equipe e identificar os riscos potenciais e abordá-los. Também são necessárias para valorizar a importância de notificar e analisar os eventos adversos que possam acontecer e, finalmente, para fortalecer a cultura da qualidade e da segurança no manejo de componentes e produtos sanguíneos.
Além disso, o webinar marca o encerramento das etapas de disponibilização dos módulos do curso avançado de “Boas práticas de fabricação em serviços de sangue”. Por isso, vai trazer uma breve avaliação dos impactos do curso para o Brasil e os demais países da América Latina e do Caribe.
Clique aqui para acessar o webinar.
Clique aqui para ver a programação.
Curso avançado de “Boas práticas de fabricação em serviços de sangue”
Esta capacitação visa apoiar os integrantes dos serviços de sangue, os responsáveis pelos Programas Nacionais de Sangue e os responsáveis pelas autoridades reguladoras nacionais e outros órgãos de vigilância sanitária dos países da América Latina e Caribe nos seguintes aspectos:
- implementação e fiscalização de processos de qualidade dos componentes sanguíneos;
- organização dos serviços de sangue em modelos eficientes e sustentáveis; e
- aumento da qualidade do plasma para a produção de medicamentos derivados do plasma (PDMP, do inglês plasma-derived medicinal products).
O curso é fruto de uma cooperação institucional entre a Opas e a Anvisa, e está disponível em português e espanhol, como parte da estratégia para o alcance do Objetivo Regional da Opas de acesso universal ao sangue seguro nos países da região.
A cooperação contou ainda com a colaboração da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH) do Ministério da Saúde, da Fundação Pró-Sangue do Hemocentro de São Paulo e do Instituto Pró-Hemo Saúde (IPH) do Ceará. Além disso, inúmeros instrutores atuaram nos capítulos e seminários virtuais e representaram serviços de hemoterapia de referência, órgãos de vigilância sanitária e a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).
Com a disponibilização de todos os 14 módulos, o curso segue aberto, permanentemente, a todo o público-alvo, pelo Campus Virtual de Saúde Pública – Opas.
Os interessados em participar do curso avançado têm duas formas possíveis de acesso: a primeira delas é terem concluído e sido aprovados no “Curso virtual introdutório de capacitação em qualidade e boas práticas de fabricação, controle, armazenamento e distribuição de sangue e componentes”, também disponível no Campus Virtual de Saúde Pública; a segunda é por meio da realização de um exame de proficiência para verificar se o aluno tem os conhecimentos técnicos necessários para participar do curso avançado.
Para o Brasil, além de representar mais uma ferramenta virtual avançada para a capacitação de inspetores e de profissionais do setor regulado, a estratégia ressalta os avanços na produção e no uso do sangue no país, e consolida a Anvisa como uma importante referência na regulação de sangue do continente.
Para acessar o curso, é preciso fazer login no seguinte endereço eletrônico: https://campus.paho.org/mooc/login/index.php